O termo mise en place, com origem no francês significa algo como “colocado no lugar” ou “posto em ordem”. Sabe quando você assiste a um vídeo de receita e todos os insumos estão picados, moídos, pesados, enfim, devidamente preparados para o uso? É disso que estamos falando.
Fazer a mise en place (pronuncia-se “miz an plas”) não é só uma forma de organizar o processo de confecção de um prato, mas uma etapa essencial para o sucesso da receita. Isso porque, não adianta nada amarrar o avental e ligar o forno, se antes não for feito um processo de checagem de utensílios e insumos. E se no meio do trabalho, você descobre que não tem aqueles dois ovos que a receita pede? Já era.
A prática também evita “acidentes” como queimar algo na frigideira enquanto se corta a cebola na tábua; perder o ponto de cozimento da massa enquanto o molho está sendo preparado. Quando tudo já está à mão, erros que podem ser fatais para o resultado final são minimizados.
Para evitar problemas, organizar a cozinhar e poupar tempo, siga os passos abaixo:
- Leia toda a receita (não pule nenhum trecho!);
- Cheque se você possui os ingredientes e aparatos necessários (se não tiver, faça uma lista e boas compras);
- Verifique detalhes na receita, como tempo de preaquecimento do forno, tempo de geladeira, etc;
- Coloque os utensílios e aparelhos na sua bancada;
- Separe os ingredientes já na quantidade certa em bowls individuais (se tiver itens de geladeira, volte com o bowl para o ambiente resfriado);
- Descasque, pique, rale, esprema o que for necessário;
- Distribua o material na bancada de acordo com a ordem da utilização;
- Mãos à obra!
Foto Destaque: Banco de imagens
0 comentários