Quando se fala em churrasco, a paixão nacional quase sempre é a picanha. Em terras argentinas e uruguaias, o corte é conhecido como tapa de cuadril. Os cortes da cozinha vizinha são muito parecidos com os do Brasil. Na verdade, o que muda são os nomes e o modo de preparo. Muita gente viaja para a terra dos hermanos e às vezes não sabe o que pedir. Para não correr o risco de fazer o pedido errado, que tal conhecer os nomes dos cortes das carnes? No Otro Parrilla, as carnes são preparadas no estilo argentino, sempre na parrilla, assadas em uma grande grelha, e nunca espetadas ou expostas diretamente ao fogo. O que assa é o calor das brasas, que garante o sabor de cada corte e mantendo a suculência. No cardápio do restaurante, os nomes também dos cortes estão em espanhol, mas sempre com a tradução em português.
Se você já foi à Argentina, sabe que lá quem reina é o bife de chorizo. Mas atenção, cuidado para não se enganar pelo nome: o bife de chorizo argentino não tem nenhuma relação com o nosso chouriço. Na verdade, trata-se de um corte espesso muito saboroso, tirado do contrafilé e acompanhado de uma capa de gordura.
Outro corte muito popular é o bife ancho. Também tirado do contrafilé, é uma carne com bastante gordura entremeada, sabor intenso e maciez. No Otro Parrilla, o que também agrada em cheio os clientes são o asado de tira, costela de boi e o vacio, que é a fraldinha.
Para acompanhar, arroz parrillero, que leva linguiça picante, salsinha, ovos e batata palha; a deliciosa farofa com ovos, sucesso entre os pedidos; a batata grelhada com roquefort; além de outras fartas opções, tudo cuidadosamente preparado para satisfazer os paladares mais exigentes.
Pioneiro em parrillas em Brasília, Tiago Laude, diz que o brasiliense aprendeu a apreciar uma boa carne. “Os nossos clientes sabem muito bem o que pedir. Entendem de cortes e o ponto correto das carnes”, garante.
No mercado há mais de uma década, Leandro Pompeu, também sócio do Otro, diz que entre os muitos desafios para a longevidade de estabelecimentos especializados em produtos nobres, destaca-se a qualidade dos fornecedores. “Os cortes oferecidos pelas casas definem o sucesso comercial e a aceitação do público”, comenta e lembra que a verificação de denominação de origem, garantia de regularidade dos produtos e temperatura correta no transporte são apenas algumas das etapas de cuidados frequentes.
Com ambiente descontraído e badalado, o local traz todo charme das parrillas uruguaias e porteñas em um ambiente contemporâneo e acolhedor, o que atende todos os gostos, desde um almoço em família ou um happy hour, que pode ser acompanhado de pratos especiais, como o arroz de polvo ou entradinhas, como burrata e steak tartare, para quem quer só petiscar e curtir drinks, no fim do dia.
O grande diferencial do estabelecimento em relação a outros do tipo, além da qualidade das carnes, é a localização. O restaurante está situado ao lado da Ponte JK, a poucos metros do Lago Paranoá, em Brasília.
A adega conta com mais de 200 rótulos, dos mais variados preços e países. Uma carta de vinhos toda pensada para harmonizar com as carnes do cardápio.
Para saber um pouco mais:
- O contrafilé é na verdade o famoso bife de chorizo;
- A picanha é o tapa de cuadril;
- Fraldinha é o vacio;
- Alcatra é a colita de cuadril;
- Costela é o asado de tira;
- Filé de costela é bife ancho;
- O miolo do contrafilé é o ojo de bife;
- Filé mignon é lomo;
- Linguiça é o chorizo, cuidado para não confundir o bife de chorizo.
Para quem gosta de experimentar de tudo, ou aqueles que preferem passar longe, é bom saber que achurras são os miúdos do boi, normalmente servidos em parrilladas ou entradas. Por exemplo:
- Riñones são os rins;
- Chinchulines é o intestino delgado;
- Morcilla é o chouriço brasileiro;
- Molleja é uma glândula localizada na garganta do boi.
Serviço
Otro Parrilla
Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, lote 40 (ao lado da ponte JK) – Brasília/DF
Telefone: (61) 3345-1348
Horário de funcionamento: De segunda a quinta-feira das 12h às 15h30 e das 19h à 0h. Sexta-feira e sábado das 12h à 0h30. Domingo das 12h às 18h.
Observação: O restaurante conta com serviço de manobrista
Fotos: Rafael Lobo/Zoltar Design
0 comentários