Quando está cozinhando, sobretudo se está seguindo uma receita ou algum tutorial na Internet, é muito fácil deparar-se com termos que já terá ouvido muitas vezes mas que não sabe exatamente o que significam. Na verdade existem mais, mas agrupamos em dez pontos básicos para que seja mais fácil encontrá-los. Estas são as 10 técnicas de cozinha básicas que você deve conhecer para conseguir enfrentar o fogão:
1 – Conservar, Macerar ou Marinar
São três verbos muito semelhantes entre si e as três são técnicas muito habituais na cozinha. Vejamos o seu significado! Conservar é colocar um alimento cru, inteiro ou em partes, num preparado denominado conserva (composto especialmente por vinagre, sal, orégano, alho e/ou colorau), com o objetivo de lhe conferir um aroma especial, amolecê-lo ou, simplesmente, conservá-lo (por exemplo, conservam-se peças de caça). Macerar quer dizer impregnar diferentes alimentos com vinho ou licores para que adquiram o seu sabor (ou seja, o macerado costuma ser feito com álcool). E, finalmente, marinar significa introduzir peixe ou carne num líquido (vinhos, vinagre com ervas, especiarias, salmouras, etc) durante determinado tempo, para que amoleçam e adquiram aroma. Portanto, a marinada é sempre líquida, a conserva pode ser sólida ou líquida.
2 – Banho-maria
Consiste em inserir um recipiente com o alimento dentro de um outro recipiente com água ao fogo, para que o seu conteúdo receba um calor suave e constante. Utiliza-se o banho-maria para preparar conservas e sobremesas, tais como pudim e outros. Também é o método ideal para aquecer alimentos mais delicados, por exemplo para fundir chocolate sem que este queime ou toste.
3 – Branquear ou Escaldar
Na cozinha dá-se o nome de escaldar a colocar algo, durante muito pouco tempo, em água a ferver. Depois esfria-se em água com gelo (para parar rapidamente a sua cozedura). O objetivo seria tornar mais fácil a tarefa de descascar o alimento, como acontece com os tomates, ou evitar alterações na cor, como ocorre com alguns legumes, se forem escaldados antes de serem congelados.
4 – Panar
É simplesmente passar um alimento previamente temperado em farinha, ovo batido e pão ralado, com o objetivo de fritar. É utilizado com, por exemplo, carne, peixe ou legumes.
5 – Escalfar
Trata-se da cozedura de um alimento em água ou em caldo sem que chegue a ferver e faz-se, especialmente, com ovos sem a casca. O ato de passar os ovos por água antes que este comece a ferver (ou precisamente nesse momento) evita que a clara se espalhe na água. Já todos comemos ovos escalfados, não é verdade?
6 – Flambar ou Flamar
Regar um preparado ou um prato com bebida alcoólica e pegar fogo. Quando se adiciona bebida a um preparado, a diferença de sabor entre um alimento que foi flambado e outro que não é notável, por isso utiliza-se esta técnica (sempre com muito cuidado!) tanto com pratos salgados, como carnes, como com pratos doces, como sobremesas.
7 – Guisar, Refogar ou Fritar
Guisar é, simplesmente, preparar os alimentos submetendo-os à ação do fogo. Refogar e fritar são termos mais concretos, pois significam cozinhar um alimento em fogo brando, sem que ganhe cor ou deixando-o dourar parcialmente. Trata-se de fritar ou cozinhar os alimentos em fogo brando para que fiquem mais escuros mas sem que ganhem demasiada cor.
8 – Reduzir
Diminuir o volume de um preparado líquido pela evaporação. Esta técnica é geralmente realizada fervendo o líquido ao fogo e fazendo com que fique mais concentrado. O molho é o preparado culinário mais comum com o qual se utiliza uma redução.
9 – Saltear
Cozinhar um alimento em fogo alto, durante um curto espaço de tempo (geralmente numa frigideira), para que fique dourado por fora e suculento por dentro.
10 – Peneirar
Passar determinados alimentos por um coador ou peneira, tal como a farinha, para a tornar mais fina e retirar as impurezas.
Fonte: Paramim
Sou novo na arte da gastronomia, praticamente sei muito pouco, mas gostaria de me aprimorar nessa área.
Que legal, Reginaldo. Temos diversas publicações que vão te ajudar. Não deixe de acessar as nossas seções. 🙂