» Gastronomia da América do Sul
Ao sul do Brasil se encontra o Uruguai: um país surpreendente, com um povo muito hospitaleiro, de natureza exuberante e cultura valiosa.
Com todas estas características que dão forma ao cotidiano de um uruguaio, não poderia faltar a gastronomia. Tão pertinho da gente, mas com costumes e combinações alimentares distintas, o que será então que essa galera come?
Para ficar mais simples de compreender, vamos dividir os pratos em dois grupos: o desayuno, e o almuerzo / cena. Vamos fugir um pouco também da Parrilla, que é o churrasco ao estilo deles, que talvez seja o mais conhecido pelos brazucas.
Desayuno
No café da manhã não pode faltar a medialuna, que é um pãozinho, com o formato que faz jus ao seu nome, de textura mais macia que a de um croissant, salgado, porém com uma pincelada de caramelo, em seu topo.
Uma bebida que, não só é consumida no desayuno, mas também ao longo do dia, são os chás (na maioria das vezes, o mate). O uruguaio tem o costume de andar com sua cuia e sua bombilla de baixo dos braços e leva-las aonde for. Isso mesmo… no trabalho, no supermercado, na escola, na padaria e em todos os lugares possíveis.
Almuerzo/Cena
Nas refeições mais “pesadas”, como o almoço e a janta, há alta ingestão de proteínas e tubérculos (principalmente batatas), como fonte de carboidratos.
Milanesa
Uma fina fatia de chorizo, empanada e coberta geralmente com presunto e queijo, além de vir forrada com uma cama de batatas-fritas.
Pancho
Cachorro quente à la uruguaya: há versões mais simples, parecidas com a nossa, mas há outras em que a salsicha é envolta em bacon e assada na grelha. Na apresentação do prato, o lanche vem aberto, coberto com presunto e queijo coalho, também acompanhado de batata-frita.
Chivito
Não muito obstante do nosso x-tudo, o chivito é um lanche, geralmente servido al plato ou al pan. Al plato é a versão mais conhecida, lembrando muito a um lanche bem recheado, desconstruído. Isto é, um x-tudo no prato, só que com cortes mais nobres, no lugar dos hambúrgueres.
Pizza e Faina
A pizza uruguaia é um pouco mais “bruta” em relação às pizzas vendidas em nosso país. Lá a massa é um pouco mais grossa, com mais recheio e em formato quadrado. Junto à pizza, é servido como um tipo de entrada – a Faina, que é uma massa de fubá fina, regada com azeite e orégano.
Postres
Helado
O sorvete uruguaio é bem parecido com os sorvetes da Argentina e os gelatos, italianos. Basicamente são feitos de leite (ou iogurte) e a polpa da fruta. Muito magnífico.
Alfajores
Os alfajores são deliciosos. Talvez ganhem em sabor dos alfajores argentinos, por não serem feitos em larga escala e não tão industrializados, digamos assim.
As marcas mais famosas são: Punta Ballena, La Pataia, Nativo, Los Nietitos e Conaprole.
Chajá
Não tão chamativo quanto as outras sobremesas, esta é uma massa de biscoito, bem macia, coberta e recheada com merengue (suspiro e chantilly) e pêssegos. Há também a versão mais sem-graça ainda, só recheada com merengue.
Dulce de leche caliente
No friozinho do inverno uruguaio é gostoso tomar um chá, um cafezinho, um chocolate quente ou mesmo um doce de leite quente. Isso aí! A bebida é basicamente da mesma forma como conhecemos o chocolate: leite quente e doce de leite em pasta, misturados. É sensacional e bem doce. Geralmente os lugares que o vendem, já trazem de brinde um copo d’água, pra não doer a garganta com tanta doçura.
Pois é… dá pra se perder de tanto comer e é difícil viajar pra lá e não voltar com uns quilinhos a mais. De modo geral, ao analisar as refeições e tudo o que eles consomem, dá para notar que, devido à adaptação ao clima (mais hostil que o nosso), é necessária a ingestão de mais carboidratos e bebidas quentes, para manter o corpo aquecido.
Enquanto não voltamos para lá, aguardamos alguém empreendedor para abrir um restaurante de comida uruguaia, que tal?
JOÃO RIBEIRO
Trader de formação, colecionador de mapas, de carimbos de passaporte e grande apreciador da cozinha internacional.
0 comentários