» Início » Áreas » Confeitaria » Receita: Entremet de Maracujá e Chocolate Branco

Receita: Entremet de Maracujá e Chocolate Branco

por | dez 2, 2017 | Áreas, Confeitaria, Doces, Receitas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Insumos

Biscoitos Champanhe

– 3 Ovos separados;
– 70gr de Açúcar de confeiteiro;
– 60gr de Açúcar;
– 120gr de Farinha de Trigo.

Mousse de Chocolate (Interior)

– 170gr de Chocolate ao leite;
– ½ folha de Gelatina incolor;
– 100ml de Leite integral;
– 200ml de Creme de Leite fresco.

Creme de Maracujá (Exterior)

– 6 folhas de Gelatina incolor;
– 350gr de Chocolate branco;
– 400ml de Creme de Leite fresco;
– 200ml de suco de Maracujá.

Cobertura

– 150ml de suco de Maracujá;
– 300gr de Açúcar;
– 300gr de Mel;
– 200gr de Leite condensado;
– 3 folhas de Gelatina;
– 300gr de Chocolate branco.


Modo de Preparo

OBS: Você vai precisar de um aro de 20x12cm e outro de 15x4cm para fazer esta receita.

Mousse de Chocolate

Hidrate a folha de gelatina em água gelada. Pique o chocolate e leve para derreter em banho-maria.

Em uma panela, adicione o leite e aqueça sem deixar ferver. Desligue o fogo e acrescente a gelatina hidratada, mexa até ela derreter. Jogue o leite quente aos poucos sobre o chocolate derretido e mexa para emulsificar.

Em uma vasilha, bata o creme de leite fresco gelado até formar picos firmes. Incorpore ao creme de chocolate com movimentos leves e circulares.

Sobre um tapetinho de silicone ou folha de papel manteiga, coloque o aro menor e despeje a mousse. Leve para gelar até endurecer.

Creme de Maracujá

Hidrate as folhas de gelatina em água gelada. Derreta o chocolate branco em banho-maria. Aqueça o suco de maracujá sem deixar ferver. Desligue o fogo e acrescente a gelatina hidratada, mexa até ela derreter. Jogue o suco quente lentamente sobre o chocolate derretido e mexa para incorporar.

Em uma vasilha, bata o creme de leite fresco gelado até formar picos firmes. Adicione o creme de maracujá totalmente frio sobre o creme de leite batido, incorporando com delicadeza.

Biscoito Champanhe

Em uma vasilha, bata as claras até ficar uma mistura esbranquiçada. Adicione o açúcar de confeiteiro aos poucos e bata até atingir picos firmes.

Em outra vasilha, adicione as gemas e bata com o açúcar até ficar homogêneo. Misture com as claras e mexa delicadamente, sem murchar as claras. Acrescente a farinha e mexa até dissolver.

Preaqueça o forno a 190ºC e forre a assadeira com papel manteiga. Com um bico de confeiteiro, faça biscoitos com 8cm de comprimento por 2,5cm de largura. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e leve para assar até eles ficarem levemente dourados, aproximadamente 10 minutos.


Montagem

Coloque o aro maior sobre um tapetinho de silicone ou folha de papel manteiga e forre com os biscoitos champanhe; se preferir, você também pode assar um biscoitão do tamanho do aro.

Espalhe um pouco da mousse de maracujá. Sobre ela, coloque a mousse de chocolate congelada bem no centro.

Despeje o restante da mousse de maracujá por cima, preenchendo todos os cantinhos, e leve para gelar.


Cobertura

Hidrate as folhas de gelatina em água gelada.

Em uma panela, adicione o mel, o açúcar e o suco de maracujá. Cozinhe até o açúcar dissolver completamente. Desligue o fogo e adicione a gelatina hidratada, mexa até dissolver. Jogue o leite condensado e misture.

Despeje o líquido quente sobre o chocolate branco picado e deixe descansar por 5 minutos, até o chocolate derreter. Bata até ficar um creme homogêneo.

Quando o entremet estiver totalmente gelado, desenforme com a ajuda de um maçarico; se preferir, forre o aro com uma folha de acetato para que o entremet saia perfeito.

Jogue a cobertura e alise o topo com uma espátula até ficar um espelho lisinho.


Sobre os Entremets

Os Entremets significam, em francês, “entre pratos”. Eram assim chamados os pratos servidos entre os pratos principais dos banquetes da Idade Média, junto com uma dança ou música para entreter os convidados.

São sobremesas elegantes e refinadas para uma ocasião especial e uma alternativa de luxo para a substituir o bolo clássico.

Podemos dizer que Entremet é uma sobremesa clássica francesa com multi camadas de mousse cremoso de vários sabores, bolo e texturas diferenciadas.

 

Fonte: GNT / Maria Chocolate

3 Comentários

  1. Olá, Veruska. Tudo bem? Você pode sim substituir o mel por glucose. Abração e obrigado pelo comentário!

    Responder
  2. Oi pode substituir a folha de gelatina pela em pó?

    Responder
    • Veruska, me encantei com a receita, parabéns, e quero fazer esta receita para o aniversário da minha sobrinha que é dia 21 de dezembro, que vai completar 3 aninhos, e se vc me respondesse o mais rápido possível Y quedaria externamente grata a minhas 3 perguntinhas.

      1º) En vez de fazer a bolacha Champagne, posso utilizar a bolacha champagne por examplo da marca bauducco. Aquelas próprias para fazer pavê?

      2º) No mousse de chocolate vc pede meia folha de gelatina, até onde eu sei uma folha de gelatina traz 2 gr, portanto 1/2 folha de gelatina seria 1 grama, por isso pergunto se eu colocar 1 folha de gelatina o mousse de chocolate fica muito firme?

      3º) En relação ao creme de maracujá tenho duas perguntinhas

      3.1º) Pretendo substituir a folha de gelatina por gelatina em pó que é mais acessível para mim, como eu aprendi que em média 1folha de gelatina corresponde a 2 gramas de gelatina , 6 folhar de gelatina corresponderia a 12 gramas, o que corresponde a um pacotinho, pensando desta forma meu raciocínio esta lógica?

      3.2º) Eu gostaria de seguir estes passos, porém utilizando outros sucos, como por exemplo de morango, ou de açaí que ela ama, vc me permitiria?

      4º) Em relação a glasagem, eu sei que o mel de abelha é uma glucose natura, aí nós temos alguns tipos de mel no mercado, si no me engano a mel Karo é feita de milho, a minhas perguntas são

      4.1º) A mel de abelha daria o mesmo brilho que a glucose, dando o mesmo resultado de brilho que glucose? Pois pelo que entendi é a mesma cobertura llamado bolo de vidro o bolo espelhado da cheff Olga Noskovaa (não sei se escrevi o nome dela certo)

      4.2º) A mel karo daria o mesmo brilho que a glucose

      5º) Y si é verdade que entremess (bolo de vidro, bolo espelhado) tem que estar a. – 18º C antes de por a glasagem

      De antemão muito obrigada

      Y que Deus te abençoe hoje é sempre

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *