Rita Lobo apresenta seu mais novo livro: Comida de Bebê – uma introdução à comida de verdade. A obra, publicada pela Editora Senac São Paulo, foi elaborada com o apoio de médicos e nutricionistas para responder as dúvidas mais comuns da fase de introdução alimentar do bebê. De quebra, ainda ensina a família toda a aproveitar este momento para comer com mais saúde, mais sabor e muito mais prazer.
Para Rita Lobo, a introdução alimentar do bebê pode ser o incentivo que faltava para melhorar a alimentação da família inteira, de maneira prática e saudável.
No livro Comida de Bebê: uma introdução à comida de verdade, a criadora do Panelinha mostra que o bebê pode comer de tudo, desde que seja comida de verdade, não imitação de comida. “É um assunto sério e complexo, que envolve a segurança do bebê. Mas a solução é mais simples do que o medo de errar faz parecer”, diz Rita.
A consultoria nutricional foi feita pelo Nupens (Núcleo de Estudos Epidemiológicos em Nutrição e Saúde), grupo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo que é coordenado pelo professor Carlos Monteiro, médico responsável pela elaboração técnica do Guia Alimentar Para a População Brasileira, um documento oficial publicado pelo Ministério da Saúde e elogiado em todo o mundo.
Comida de bebê é papinha, certo?
Papinha é apenas uma textura, não uma refeição. A ideia de um monte de alimentos misturados numa tigelinha não é considerada a estratégia mais adequada para a introdução alimentar. Primeiro, porque a papinha misturada impede a apresentação isolada dos alimentos. Depois, pela praticidade: não faz sentido preparar dois cardápios diariamente, um para o bebê e outro para os adultos.
Hora de preparar o pê-efinho
A solução para resolver o cardápio do dia a dia está justamente numa instituição da cozinha brasileira: o pê-efe, o prato feito. Mas aqui, vamos chamar de pê-efinho. Exatamente como o prato feito que os adultos vão comer, a versão míni dos bebês tem arroz, feijão, uma carne e pelo menos um legume ou verdura. Só que tudo amassado – ou picadinho. Ou seja, o que continua valendo da época das papinhas é a textura. Outro ponto positivo dessa fórmula é que nela estão incluídos quatro dos cinco grupos de alimentos necessários para compor uma alimentação balanceada: um cereal (ou tubérculo), um feijão (ou outra leguminosa), uma carne (ou ovo) e pelo menos um legume ou verdura. A fruta vai ser a sobremesa – e também os lanchinhos.
Mão na massa!
O livro explica detalhadamente como fazer a introdução alimentar, mês a mês – dos 6 aos 12, quando o bebê passa a comer igual ao resto da família. São mais de 70 receitas! Tudo explicado em linguagem simples, com muitas dicas e orientações passo a passo, no estilo que transformou o Panelinha em referência culinária no País e fez de Rita Lobo a porta-voz da alimentação saudável de verdade. A série em vídeo complementa o conteúdo do livro e ainda traz entrevistas com a equipe do Nupens.
Sobre a autora
Para Rita Lobo, cozinhar é como ler e escrever: todo mundo deveria saber. E como ela se esforça para que todo mundo saiba! Rita é criadora do Panelinha e
tem atuação destacada na mídia e em redes sociais como defensora da alimentação saudável, além de dar palestras pelo Brasil em favor da comida de verdade.
Autora best-seller, Rita já publicou Panelinha – Receitas que funcionam, Cozinha de Estar, Pitadas da Rita, O Que Tem na Geladeira? e Cozinha Prática.
Na TV, ela criou, apresenta e produz o Cozinha Prática, um dos programas de maior sucesso do canal a cabo GNT. No canal Panelinha no YouTube, Rita produziu e apresenta, entre outras, as séries O Que Tem na Geladeira?, Em Uma Panela Só e Refogado, além de conduzir semanalmente o programa tira-dúvidas Rita, Help!.
Ficha técnica
Comida de Bebê: uma introdução à comida de verdade
Autora: Rita Lobo
Editora: Editora Senac São Paulo e Editora Panelinha
Preço: R$ 59
Número de páginas: 168
Conheça o método BLW!
Fonte: Revista News
0 comentários