Foi-se o tempo em que o kiwi era considerado uma fruta exótica. Hoje ele é cada vez mais popular aqui no Brasil e não pode faltar numa salada de frutas que se preze. O que nem todo mundo conhece ainda é a sua mais nova “versão”, a amarela.
Também conhecido como kiwi dourado, o kiwi gold é mais doce e delicado do que o verde, além de ser menos ácido. Seu formato é um pouco mais ovalado e a casca um pouco mais clara e mais lisinha. Seu sabor suave tende a agradar mais as crianças do que a versão verde.
Do ponto de vista nutricional, é uma fruta pobre em calorias, rica em fibras e principalmente em vitamina C e potássio. Duas unidades de kiwi fornecem 100% das necessidades diárias de vitamina C para um adulto. A vitamina C é um importante micronutriente para o bom funcionamento do sistema imunológico e atua no organismo como um poderoso antioxidante. Já o potássio é essencial para a manutenção do equilíbrio do nosso organismo, além de funcionar como relaxante muscular. As fibras colaboram para um adequado funcionamento do intestino, além de aumentar a sensação de saciedade.
A melhor época para encontrar kiwi gold nos supermercados e hortifrútis é de maio a novembro.
Como consumi-lo? Você pode comer o kiwi amarelo puro, fazer um suco com água ou adicioná-lo a uma salada de frutas ou ao iogurte, por exemplo. O importante é colocá-lo sempre na sua listinha de compras e desfrutar de todos os benefícios que ele oferece.
MARÍLIA CALLEGARI
Nutricionista (CRN-3 | 49592) com Esp. em Nutrição Clínica. Doutora em Educação. Consultório: Rua F. Leitão, 469, cj 305 – Pinheiros – São Paulo/SP. Fone: (11) 2532-0818.
0 comentários