O botulismo é um tipo de intoxicação alimentar que, apesar de rara, dependendo da gravidade pode levar um indivíduo ao óbito. Geralmente é causado por toxinas produzidas pelo Clostridium botulinum, um bacilo anaeróbio (que sobrevive mesmo sem oxigênio) e que está presente no solo e em alimentos contaminados ou mal conservados.
Normalmente, a transmissão é feita por meio da ingestão de alimentos contaminados com a toxina botulínica. A doença pode passar por um período de incubação no corpo humano, podendo variar de horas até vários dias sem causar sintomas. A toxina botulínica afeta o sistema nervoso podendo levar à morte em pouco tempo, se não tratada.
Conservas caseiras são muito mais suscetíveis à contaminação do que as conservas industrializadas, por isso, o cuidado na produção em casa deve ser redobrado, entretanto, a contaminação de conservas industrializadas apesar de ser rara, também pode ocorrer. Por ser uma bactéria anaeróbia os alimentos embalados ou enlatados a vácuo são os mais suscetíveis à contaminação.
Alguns sintomas
- Retenção urinária;
- Vômitos, diarréia e/ou constipação (prisão de ventre);
- Vertigem, visão turva, visão dupla;
- Rouquidão, dificuldade para falar;
- Boca seca e problemas na deglutição (disfagia);
- Tremores, dificuldade de movimentos devido à paralisia ou flacidez muscular, principalmente na face, pescoço e membros;
- Pneumonia por aspiração;
- Dificuldades respiratórias ou cardiovasculares.
Formas de prevenção
- Cuidados nas conservas caseiras;
- Não adquirir alimentos mal conservados (tampas estufadas ou coloração diferente podem indicar a manifestação de fungos e bactérias) ou com prazo de validade vencido;
- Higienizar e manipular adequadamente os alimentos;
- Alimentos contaminados devem ser bem fervidos antes de ser descartados, a fim de evitar a proliferação.
PATRÍCIA RODRIGUES
Nutricionista, pós graduada em Nutrição Clínica, atua com Atendimento Nutricional. Sócia Proprietária da Nutrimax Consultoria e Assessoria Nutricional. Fone: (11) 97173-0644.
0 comentários