Vamos falar sobre a importância do consumo de proteínas? Mas afinal, para que elas servem?
Necessitamos consumir proteínas diariamente, pois elas estão envolvidas com a função estrutural da nossa pele, tendões, cartilagem, ossos. Além disso, auxiliam na síntese de alguns hormônios, são necessários para o sistema imune, são essenciais para o nosso sangue coagular, enfim, elas têm muitas funções no nosso organismo.
Atualmente, a utilização de Whey Protein vem ganhando destaque para aqueles que buscam um corpo perfeito, por ser um importante suplemento para a construção da massa muscular.
O que é o Whey protein?
São proteínas solúveis do soro do leite de alto valor biológico, ou seja, proteínas de boa digestibilidade e com quantidades adequadas de aminoácidos essenciais e nitrogênio total para síntese proteica.
Ele é a única fonte de proteína para estimular a síntese proteica após o exercício e ganhar músculos?
Não. O seu consumo se tornou tão comum por conta da facilidade de composição e digestibilidade. Mas alimentos com fontes de proteína de alta valor biológico como o leite de vaca podem ser tão eficazes quanto o próprio Whey Protein, pois ele possui 80% de caseína e 20% de proteína do soro.
O que acontece quando realizamos exercícios físicos?
Quando realizamos exercícios físicos (principalmente o de força) o nosso organismo necessita de mais proteína para síntese induzida por essa ação.
A suplementação é mesmo necessária?
A resposta é: depende! A dieta do brasileiro é baseada em alto consumo de carnes, leite e derivados. O que a torna hiperproteica somente com o consumo de alimentos na maioria das vezes. Por isso, o ideal para saber a real necessidade de uma suplementação é procurar o profissional nutricionista para o cálculo do consumo de proteínas da sua dieta e verificar a qualidade da proteína que você está consumindo.
Idosos e vegetarianos são públicos que merecem atenção para uma possível suplementação. Os idosos devido à perda de massa muscular com a idade e os vegetarianos, principalmente os veganos por não consumirem carnes, leite e derivados.
O ideal é consumir proteínas de alto valor biológico (leite, carne, peixe, frango, porco, ovos, soja, queijo, iogurte), que fornece quantidades adequadas de aminoácidos essenciais e de nitrogênio total, para fins de síntese proteica.
Quando devo consumir a fonte de proteína?
Em até 48h após um exercício de força a síntese proteica está aumentada e, por isso, a ingestão de proteínas deve ser realizada ao longo do dia distribuída na sua dieta de acordo com o seu dia alimentar.
Tomar Whey Protein engorda?
A proteína tem quatro kcal por grama, mas tudo depende do seu consumo energético diário. A conta é simples, tudo que você consome além do que deveria é armazenado no seu organismo. Por isso, frisamos mais uma vez a necessidade de procurar o profissional nutricionista para o cálculo das suas necessidades diárias de acordo com a sua rotina.
Bom pessoal, não existem segredos: a prática de exercícios físicos regulares e devidamente orientados aliados a uma dieta hiperproteíca com proteínas de alto valor biológico e de qualidade levam a um aumento do balanço proteico e, consequentemente, ganho de massa magra. Mas também não existem fórmulas mágicas, as necessidades variam de indivíduo para indivíduo, de acordo com a sua rotina e plano de exercícios.
Sigam as nossas dicas e até a próxima.
DANIELLE IKEMATSU
Nutricionista Clínica pela UNIFESP. Consultório Principal: R. Artur de Azevedo, 1212 – Pinheiros – São Paulo/SP. Fone: (11) 97235-9307. E-mail: [email protected].
Muito Bom artigo