A cozinha italiana é tão antiga quanto saborosa. E mesmo com tantas refeições com massas, a Itália foi considerada o país mais saudável do mundo, segundo a Bloomberg Global Health Index. Por estar difundida pelo mundo, sofreu inúmeras influências, inclusive em terras brasileiras, onde é muito apreciada.
Para dominar os segredos dessa culinária tradicional, o chef Jonathan Lauriola, expert na eduK, plataforma especializada em auxiliar quem deseja trabalhar por conta própria, ensina alguns truques para cozinheiros iniciantes dominarem algumas receitas:
1 – Pancetta
A pancetta corresponde a parte da barriga do porco, da mesma região de onde se deriva o bacon. A principal diferença entre os dois tipos de carne é que a pancetta não é defumada e sim maturada durante alguns meses. Esse processo diferenciado faz com que a pancetta ganhe um sabor mais suave. Se for necessário fazer alguma substituição, utilize um bom bacon com pouca gordura. E é necessário adaptar a sua quantidade na receita, já que o bacon é muito mais forte que a pancetta.
2 – Cuidados com a Crostata
Misturar os ingredientes líquidos antes é um dos mandamentos mais comuns da cozinha e ao preparar uma crostata, isso não seria diferente. O profissional deve tomar cuidado na hora de acrescentar a farinha de trigo. A massa não pode ser sovada de forma alguma. Caso isso aconteça, o amido da farinha junto com a umidade cria uma cadeia proteica, ou seja, cria glúten. Consequentemente, a massa pode ficar borrachuda e seca. A mistura inicial deve ser feita com uma espátula e quando a massa tiver a consistência de uma farofa, use as mãos. Mas por que não usar as mãos logo do começo? Se a massa conter manteiga, a temperatura das mãos prejudicará o aspecto da massa, derretendo-a.
3 – Corte da Berinjela
Os recheios de legumes frescos são essenciais para harmonização no preparo de uma refeição e, na Itália, o cultivo de legumes e vegetais é favorecido. O corte dos ingredientes não tem nenhuma surpresa, porém a berinjela precisa de uma atenção especial. Durante o cozimento, ela tende a murchar e diminuir de tamanho, podendo perder seu sabor diante dos demais componentes. Para que isso não aconteça, os pedaços devem ser maiores.
4 – Segredo do Risotto
O segredo do risotto italiano é mais simples do que se imagina: a temperatura do caldo. Para Jonathan, o caldo do risotto sempre deve estar muito quente, em ponto de ebulição. Desta forma, a temperatura do arroz não muda e ele cozinha de forma uniforme e contínua. Sem variação de temperatura, a textura do arroz não será afetada.
Sobre a eduK
A eduK é uma startup especializada em auxiliar pessoas que querem trabalhar por conta própria a ter sucesso. A empresa oferece mais de 1.400 cursos online em áreas como gastronomia, artesanato, fotografia, moda, beleza e negócios, ministrados pelos melhores especialistas do país, além de ferramentas para melhoria da produtividade, redução de custos e aumento de vendas. A plataforma já impactou mais de cinco milhões de pessoas por meio de soluções gratuitas e conta atualmente com mais de 100.000 clientes pagantes ativos. Fundada em 2013, é certificada pela B Corp como uma empresa com grande impacto social, foi considerada em 2016, pela Fast Company, como a empresa mais inovadora do Brasil e, em 2018, foi reconhecida pela Fórum Econômico Mundial e pelo IFC/Banco Mundial como uma das 50 startups que estão moldando o futuro da América Latina. Site: www.eduk.com.br.
0 comentários