Alguns estudos feitos por especialistas em comportamento alimentar, psicólogos e até nutricionistas sugerem, pois ainda não há comprovação cientifica decretada, que as escolhas, opções, preferências e até rejeições alimentares estão relacionadas à nossa personalidade. Outros estudos também neste sentido: curiosos, inusitados, engraçados, documentados e testados porém não totalmente comprovados ligam nossa personalidade ao jeito de dormir, andar, sentar, falar, escrever, olhar, vestir e etc. Estas escolhas e critérios consciente ou inconscientemente tem relação com o seu jeito de ser e que a personalidade e as emoções determinam o interesse por algum tipo especifico de sabor bem como seu repúdio.
Qual é o sabor da sua personalidade? E seu gosto, tem personalidade? Qual é significado psicológico dos alimentos escolhidos. Você sabe por que comemos o que comemos? Sim? Não? Porque o que comemos tem muito a ver com o que sentimos, sabia?
As emoções que sentimos e carregamos estão diretamente relacionadas às nossas escolhas de vida e também as alimentares, dizem os especialistas.
“Diga-me o que comes e eu te direi quem és”
Vamos descobrir como sua personalidade interfere no seu paladar?
ALIMENTA (emoção)…
Fatores como clima, cultura, religião, poder aquisitivo, preocupação com a saúde e corpo e outros fatores são também responsáveis pelo comportamento nas escolhas alimentares. Hoje as pessoas se preocupam também de onde vem os alimentos, qual o impacto na natureza e no meio ambiente, sua sustentabilidade, o lixo gerado e também redução do desperdício, embutindo nessas escolhas sua identidade e personalidade. O consumo baseado no que a pessoa é, pensa, vive com forte influência na emoção e na razão de ser. A identidade está impressa nas escolhas da comida e embora não nos damos conta disso na hora de comer e como comer é interessante assumir que certas escolhas são realmente reflexos do que somos, sentimos, queremos, vivemos, reagimos, superamos, lembramos, definimos e nos construídos através da comida e saber e confirmar ou não o que seu prato diz sobre você pode ser muito interessante para seu autoconhecimento. Quem nunca fez aqueles testes de personalidade e alternativas? Que atire o primeiro prato, quer dizer a primeira pedra. E vamos aos resultados… então segundo a especialista em comportamento alimentar Juliet Boghossian que desenvolveu um conceito de que a maneira como comenos pode definir nossa personalidade. Será? Vamos ver onde nos encaixamos nisso, pois afirma que a maioria de nós se enquadra em uma dessas categorias. Outros estudos sugerem que: se você prefere uma tigela ao invés de um prato grande você é mais criativa e descontraída, se você experimenta a comida do parceiro no prato dele; você é mais carinhosa, gosta de ter proximidade com quem ama e tem mais sintonia com o par; quem gosta de comida apimentada, gostam de riscos, emoção, aventuras e estão abertas a novas experiências e dizem também que pessoas excessivamente emotivas fazem um lanche secreto a noite e pessoas conscientes e engajadas com a sociedade e seus problemas optam por alimentos saudáveis, pessoas extrovertidas adoram doce, gordura e álcool e as pessoas comem mais e imitam o parceiro na hora de comer quando estão acompanhadas entre outras coisas…. diz o estudo. Será mesmo? E o tamanho e a cor do prato, será que interferem também? Ver a comida será que te faz comer mais ou repetir o prato? Comer consciente, mastigar bem tem influência na escolha e quantidade de comida? Comer distraído, vendo televisão ou com o celular será que tem a ver com a relação com a comida e sua quantidade para sua satisfação? Existem muitos estudos ainda sem muita comprovação cientifica, mas com certeza tudo tem a ver com nossas escolhas alimentares e seus significados cognitivos.
O Significado psicológico dos alimentos está no prato. Por que alguns colocam pimenta? E o sal? O açúcar? Por que alguns preferem alimentos macios ou crocantes? Todas essas escolhas estão ligadas as nossas emoções e essas escolhas de vida estão ligadas a escolha dos tipos de alimentos. Alimento das emoções.
Eis as conclusões:
Se você:
- Come devagar: dizem que são pessoas que gostam de permanecer no controle das situações e apreciam a vida lentamente como que em cada garfada. Gostam de aproveitar o momento e realizam as tarefas com calma para evitar erro. Estão presos a rotina e são teimosos. São confiantes e equilibradas. Essa calma para comer as vezes irrita as pessoas. Cuidado!
- Come rápido: são mais ambiciosos e estão abertos a novas experiências para experimentar pratos novos, buscando experiências e aventuras gourmet. Mas não mastigam direito e no trabalho terminam as tarefas antes do prazo. No amor quem come devagar coloca as necessidades dos outros sempre na frente da sua. Dica: Tenha cuidado com a pressa! Quem tem pressa come… cru!
- Seletivos: quem escolhe muito bem a comida são aqueles que fazem alterações no cardápio do restaurante. Tem alho? Cebola? Posso substituir por… dá para tirar o molho… etc. Na casa de amigos sempre pergunta o que tem na comida antes da primeira garfada. Buscam o gosto familiar e rejeitam novidades. São um pouquinho neuróticos… tem paladar infantil e avessos a novidades. Na vida não são ousados e gostam da zona de conforto.
- Organizador: separa os alimentos no prato. Gosta do prato limpo e organizado dignos de fotos. São pessoas organizadas e metódicas.
- Aventureiro: sempre quer experimentar coisas novas. É popular e querido. É muito corajoso para provar pratos exóticos. Arrojado e desbravador.
- Barulhento: faz barulho para comer, não se importa muito com a opinião dos outros.
- Misturador: gostam de misturar a comida no prato. Você mistura doce, salgado, fruta etc e vai empilhando a comida? Então você tem dificuldade de priorizar tarefas e tem dificuldade de concentração. Gostam de novas experiências e são extrovertidos e amigáveis.
- Preparador: cortam a carne toda antes de comer. São metódicos e estratégicos. Tem sucesso em trabalhos com raciocínio.
Se encaixou em algum?
Interessante não é mesmo!
O que comemos e não só como comemos fala também sobre o que sentimos.
Você prefere doces, salgados, comida apimentada? Gosta de alimentos macios ou com consistência crocante?
Pra mim este teste acertou no prato! Tá no papo! E pra você?
“Diga-me como comes e eu te direi como és”, garantem os especialistas…
PAULA BOLDRINI
Nutricionista e com sua mãe cozinheira criaram o Facebook Paula Boldrini e o Instagram Já pra Panela com produções culinárias caseiras para tornar seu dia a dia mais gostoso.
0 comentários