Além de mais praticidade para o dia a dia, eles ajudam a diminuir o desperdício de comida.
Todos sabem que frutas e legumes são alimentos muito importantes para o corpo humano. Além de nutritivos, eles são saborosos e cada um possui uma característica diferente que beneficia seu corpo de alguma forma.
De acordo com um estudo americano, a cada sete mortes no Brasil, uma poderia ser evitada se comendo mais frutas, legumes e verduras.
Existem diversas formas de incluir frutas e verduras na sua alimentação. Além do consumo in natura, podem ser feitas vitaminas, sucos, sopas, e até picolés naturais. Outra maneira de consumir esses alimentos são as frutas desidratadas, que estão cada vez mais em alta devido a sua praticidade sem perder valor nutricional. Além disso, a técnica ressalta bastante o sabor do alimento, o que pode ser aproveitado na hora de cozinhar.
O que são alimentos desidratados?
São produtos que passam por um processo em que perdem toda a sua água, com o objetivo de aumentar a durabilidade e preservar todos os nutrientes sem a necessidade de aditivos químicos.
Eles estão cada vez mais populares, pois são práticos, fáceis de armazenar, nutritivos e porque permitem a sua utilização de forma natural fora da época de colheita.
O que não falta são exemplos de alimentos desidratados comuns, que muita gente não conhece, como é o caso do feijão e o grão-de-bico que temos de deixar de molho antes de cozinhar, o louro ou os orégãos para temperar, chás de ervas e diversos outros.
Já as frutas desidratadas, além de durarem mais, podem ser levadas na bolsa sem problemas ou medo de estragar, e servidas como um snack saudável e nutritivo ao longo do dia.
Como encontrar ou preparar seu alimento desidratado?
Você pode encontrar frutas desidratadas em diversos mercados e feiras por aí. Com a popularização desse tipo de comida, eles estão cada vez mais presentes nas prateleiras de produtos naturais e com preços melhores.
Porém, ao comprar, é preciso muita atenção e observar se o produto não contém açúcar adicionado posteriormente. Lembre-se que o objetivo é ser saudável. Muitas vezes a indústria acrescenta açúcar e outros conservantes, e é essencial ler os rótulos para não comprar gato por lebre.
Uma notícia boa é que existem diversas maneiras de desidratar alimentos você mesmo. O primeiro passo para isso é escolher um bom desidratador de alimentos. Uma pesquisa completa na internet pode te ajudar nessa função. Existem tantas opções no mercado, que o ideal é entender cada uma delas. Os modelos variam de acordo com o espaço que você tem disponível ou a quantidade de alimentos que irá desidratar.
Além de ser mais saudável, você ajudará a diminuir o desperdício de comida pelo mundo. Sem água, os alimentos duram muito mais e dificilmente serão desperdiçados.
Foto: Freepik
0 comentários