» Início » Notícias » Passeios » “Do Cafezal ao Cafezinho”: jeito bem diferente de realizar sua confraternização

“Do Cafezal ao Cafezinho”: jeito bem diferente de realizar sua confraternização

por | nov 13, 2019 | Notícias, Parceiros, Passeios

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O fim de ano está chegando e com ele as confraternizações empresarias e também familiares. Se você está cansado das mesmas coisas, que tal fazer algo de um jeito diferente com muita comida caipira, contato com a natureza e muito aroma de café? O passeio “Do Cafezal ao Cafezinho” é ideal para reunir os colegas, amigos e familiares. E se você tem uma empresa onde o café é a “estrela da casa”, a oportunidade é ainda mais bem-vinda. Todos irão adorar!

O passeio é realizado na Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, localizada em Itu, a 110 km de São Paulo. O local é um dos poucos que continua valorizando o processo de fabricação do café artesanal que mostra o café desde a colheita até o produto final! Um passeio delicioso para todos, inclusive para a criançada se divertir e, ao mesmo tempo, aprender muito sobre a história do café, tanto na teoria quanto na prática.

Leia mais: Roteiro “Do Cafezal ao Cafezinho” foi destaque no Antena Paulista da Rede Globo

Passear pela Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, tem um sabor especial: é como percorrer todas as etapas que compõem o agronegócio café, desde a plantação até a degustação de um delicioso cafezinho. O visitante já se encanta na entrada da fazenda, muito bem cuidada.

Ao chegar é recepcionado pela Bebel, proprietária da fazenda e também da Cafeteria Gamela, e recebido com uma bela mesa onde é oferecido o café da manhã. Bolo de fubá, sequilhos, bolachinhas, pão caseiro, sucos e um café especial, com um cheirinho e sabor inesquecíveis. Em seguida começa o Tour do Café. Bebel acompanha todo o passeio, dando explicações desde a muda até o manejo dos pés de café, colheita, abanação seguindo para o terreiro e tulha onde acontece o beneficiamento.

Depois, é só sentir aquele cheirinho irresistível da torra do café que é feita artesanalmente e a moagem dos grãos. “Os grãos que torramos na fazenda são classificados e selecionados”, ressalta Bebel.

Acabando o tour, o visitante é recebido com torresmo, mandioca frita e uma deliciosa caipirinha. Logo após é servido o almoço típico de fazenda com música ao vivo, comida caseira e uma boa prosa para finalizar com um cafezinho. No restante do dia, a pessoa escolhe entre tirar uma soneca numa rede, entrar na piscina ou fazer um passeio na trilha.

Faça o agendamento da sua confraternização com a Bebel agora mesmo pelo e-mail: [email protected]. O valor para adulto é de R$ 117 e para criança de 6 a 12 anos, R$ 45.

Observação: não está inclusa a cerveja consumida. Para ganhar 8% de desconto no valor, é só dizer que leu a notícia no portal Sabor à Vida Gastronomia!

"Do Cafezal ao Cafezinho": jeito bem diferente de realizar sua confraternização

“Do Cafezal ao Cafezinho”: jeito diferente de realizar sua confraternização – Crédito: Divulgação

Programação do passeio

10h – Do Cafezal ao Cafezinho
– Apresentação do café e sua história;
– Passeio pela plantação: colheita e abanação;
– Acompanhamento da lavagem, secagem e beneficiamento, torra e moagem do café;
– Aperitivo: torresmo, mandioca e caipirinha;
– Almoço: saladas diversas, arroz, tutu de feijão, pernil a tropeira, frango, quibebe, couve, farofa e de sobremesa, doces da fazenda com queijo e frutas da estação.


Sobre a Cafeteria Gamela

Cafeteria Gamela foi inaugurada em junho de 2001. Para quem visita o centro histórico de Itu é uma parada obrigatória, localizada em um dos cantinhos mais saborosos da cidade. O charmoso local pequeno e aconchegante, reserva sabores diferenciados.

Maria Isabel Scarpa de Arruda, mais conhecida como Bebel Arruda, é engenheira agrônoma, produtora de café e proprietária da Gamela. Bebel diz que a sua grande paixão pelo café é uma herança de família e isso é possível comprovar pelas fotos antigas nas paredes da cafeteria, que contam um pouco da sua história. Bebel sempre gosta de lembrar que a ideia de abrir a cafeteria foi do seu pai, Célio Cano de Arruda, produtor, classificador e degustador de café, para divulgar o passeio na fazenda. “Ele era o nosso garoto propaganda e todos sempre tem uma palavra carinhosa para falar sobre ele. Hoje, não mais presente, sempre lembro de algumas frases que ele deixou… os próprios clientes lembram: Aqui, o café é de graça, só paga o cheirinho. Sozinho ou com ela… o melhor café é na Gamela. Sinta o gostinho que o Brasil tem lá fora”, lembra Bebel.

O café servido é da Fazenda Santo Antônio da Bela Vista, ou seja, vem direto do produtor, em grão ou moído na hora. E para acompanhar, doces e compotas caseiras que você certamente vai provar e querer levar mais para casa.

Leia mais: Cafeteria Gamela em Itu e seus deliciosos doces

Algumas receitas de biscoitinhos e deliciosos doces são tradições da família, fabricados pela mãe da proprietária, Dna Maria Ignes. A Gamela é ideal para cair em tentação e sair de todos os regimes, com a vantagem de se trocar um bom dedo de prosa.


Serviço

Cafeteria Gamela
Endereço:
Rua Paula Souza, 547 – Centro – Itu
Telefone: (11) 4023-1335
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 8h às 18h; e aos domingos, das 9h às 18h

E-mail / Facebook / Instagram

 

Foto: Divulgação/Cafeteria Gamela

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *