No dia 25 de janeiro, junto com o aniversário de 466 anos de São Paulo, um dos principais cartões portais da cidade celebra 87 anos: o Mercado Municipal Paulistano. E para festejar com o visitante, os permissionários promovem a confecção de um bolo medindo aproximadamente 15 metros quadrados, seguindo o formato do mapa da cidade de São Paulo, para ser distribuído gratuitamente às 11h aos visitantes.
Sob o comando do professor Ricardo Magalhães, o bolo temático começa a ser preparado no dia anterior, com montagem e finalização previstas a partir das 10h do sábado no próprio Mercadão. O bolo será cortado por volta das 11h na presença de convidados, autoridades e público, e a distribuição dos pedaços está prevista para iniciar às 11h30 no local, com expectativa de servir aproximadamente 3 mil pessoas. O evento conta com o apoio da APECC –Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito de Compras.
O Mercado Municipal Paulistano foi instalado em 1933 na região central de São Paulo, uma das maiores metrópoles do mundo, tornando-se referência turística na capital paulista com a visita, semanalmente, de 50 mil pessoas.
O Mercadão, como é chamado, ficou conhecido pela riqueza gastronômica que oferece em meio a aproximadamente 300 boxes, que dispõem de grãos a chocolates, de frutas a embutidos, além de vinhos, cervejas, cachaças, doces, queijos, carnes e temperos.
Alguns números são capazes de mensurar o significado do local na cidade de São Paulo: 350 toneladas de alimentos comercializados por dia; de mil a 30 mil lanches de mortadela são vendidos toda semana; oito restaurantes somente no mezanino de dois mil metros quadrados, mais instalações no subsolo; 40 ramos de atividade; uma cozinha equipada no Espaço Gourmet para aulas de gastronomia.
O público, não menos eclético, é composto por amantes da gastronomia, consumidores, turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo, donas de casa e gourmets.
Construído numa área de 12,6 mil metros quadrados, o Mercado Municipal também se destaca pela arquitetura, com um pé direito que chega a 16 metros de altura e um acabamento sofisticado, explorando a iluminação natural com o uso de clarabóias e telhas de vidro. Os vitrais de estilo gótico são outro chamariz que encantam o visitante.
Assim como a cidade de São Paulo, o Mercadão não para. Funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h, aos domingos e feriados das 6h às 16h. No atacado, atende de segunda a sábado, das 22h às 6h. Fica na Rua da Cantareira, 306, Centro de São Paulo.
Foto Destaque: Divulgação/Mercado Municipal de São Paulo
0 comentários