O Estado de São Paulo possui uma gastronomia única e que agrada a todo tipo de pessoa. No entanto, o município de Campinas revela ser um dos melhores para se aventurar nos espetáculos de gastronomia. Confira abaixo a lista com dez comidas típicas de Campinas!
10 comidas típicas de Campinas
1 – Bolinho de Bacalhau
É possível encontrar o bolinho de bacalhau por diversos bares e restaurantes por toda Campinas, inclusive no Rancho do Pescador, que é um grande parceiro do Sabor à Vida faz muito tempo. No Rancho você encontra um dos melhores bolinhos da cidade, além da caldeirada de frutos do mar, camarão à catupiry, moqueca de abadejo com camarão, filé à parmegiana, entre outros pratos do cardápio. No geral, a receita do bolinho de bacalhau é bem simples, leva batata, ovo, azeite, temperos e, obviamente, bacalhau. É perfeito para quem está em um dia corrido, mas mesmo assim quer comer algo com sabor especial.
Leia mais: Rancho do Pescador lança novo cardápio em comemoração aos 22 anos
2 – Pastel
Seja de carne, queijo, palmito ou qualquer um dos mais de 200 sabores disponíveis na cidade, o pastel é um dos queridinhos, não somente pelos moradores de Campinas, mas também por todos os brasileiros. Uma dica é o pastel de pernil com provolone, encontrado no Bar Voga.
3 – Café
Por mais inacreditável que seja, a cidade de Campinas já foi polo cafeeiro, com direito a enormes fazendas que produziam exclusivamente café e eram responsáveis por movimentar a economia local. Por isso, o café entra nessa lista com todo mérito possível, afinal, o café segue sendo reconhecido historicamente.
4 – Cheesecake de Morango
Campinas é reconhecida por abranger diversas variedades de doces, dentre eles, o famosíssimo cheesecake de morango. O cheesecake também é super popular nos Estados Unidos, e consiste de uma torta doce de queijo com cobertura de calda de morango.
Leia mais: Receita: Cheesecake Americana
5 – Sanduíche Psicodélico
Um lanche um tanto quanto diferente e exclusivo do bar Giovannetti. O sanduíche é enorme e é recheado com mussarela, salsicha, picles, lombo, mortadela, presunto, rosbife, tomate, azeitonas pretas e salsichão lionês.
6 – Sorvete Leitinho Trufado
Esse sorvete é a opção perfeita para os dias de calor. Ele é feito à base de leite em pó e possui trufas de chocolate. Além disso, esse sorvete maravilhoso é super acessível e pode ser encontrado em diversas sorveterias de Campinas.
7 – Joelho de Porco
O joelho de porco é outro prato muito pedido na cidade. Um dos melhores joelhos de porco é o do Rei do Joelho Bar. Nesse bar, ele pode ser servido com batatas assadas, cebolas, salsichão, chucrute, salada de batata, purê de batata, arroz branco e um delicioso molho de mostarda.
8 – Pizza
A pizza não poderia estar fora dessa lista, afinal, ela está sempre presente nas casas dos campineiros, principalmente durante a noite. No entanto, também é ótima para comer fria durante a manhã. Uma dica para os vegetarianos é a pizza de abobrinha, que já vem sendo produzida por várias pizzarias na cidade.
9 – Pão na Chapa
Uma ótima opção para o café da manhã é o pão na chapa. Além de ser gostoso e de baixo custo, o pão na chapa está disponível em praticamente todas as padarias da cidade.
10 – Coxinha
A coxinha é querida em diversos lugares no Brasil, entretanto, Campinas a trata de forma quase religiosa. Além disso, é possível encontrar esse salgado em praticamente todos os bares da cidade.
E aí, o que achou da nossa lista? Conte pra gente nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!
Foto Destaque: Rancho do Pescador
Foto Destaque – Legenda: Bolinho de Bacalhau
Atendimento excelente no Rei do Joelho. Chopp sempre bem gelado e aquela porção de torresmo frito na hora não tem melhor. Pão na chapa ou queijo quente, o melhor nas padarias Paula Bueno e Nossa Senhora de Fátima, ambas no Taquaral. Péssimo atendimento no Bar Voga. Ligamos, reservamos mesa para um amigo secreto, não separaram as mesas e nos ficaram quase na rua e quando fui com minha esposa a experiência foi péssima. Não recomendo.
Obrigado pela sua contribuição ao Sabor à Vida, Michel. Grande abraço! 🙂
Ficou faltando o icônico sorvete da Sergel Leitinho Trufado.
Oi, Alessandra. Não esquecemos, é o tópico 6. Abração! =D
Faltou a original de Campinas: a torta holandesa, criação campineira!
Que máximo, obrigado pela contribuição, Gustavo. Grande abraço! 🙂
Quem quiser experimentar a panceta de rolo do Santa
Esquina Bar não vai se arrepender. =P
Hummmmm, obrigado pelo comentário, Maria. =D
Faltou o cachorro quente que só tem em Campinas!
Obrigado pela colaboração, Wladimir! =D
Acabei de assistir 12/7 a noite uma reportagem de um bar que trabalha com sardinha frita não consegui saber aonde ele fica…você pode me enviar o endereço ?
Obrigado