» Gastronomia da América do Norte
A gastronomia dos Estados Unidos é o reflexo de toda sua história, reunindo um mix de culturas, como a africana, a asiática e a europeia. A base da culinária atual tem origem nos métodos dos nativos americanos com um toque dos dotes culinários da Europa.
A culinária de um local tem tanto poder de trazer singularidade a ele, quanto suas paisagens e pontos turísticos. Essa fração do que define cultura é capaz de trazer sabores únicos e dar prazeres que são impossíveis de se conseguir de qualquer outra forma. Entretanto, a gastronomia vai muito além disso, ela também possui a capacidade de nos embarcar em uma viagem no tempo, contando histórias e mostrando como os antepassados se alimentavam.
Mesmo sendo considerado “a nação dos fast-foods”, os Estados Unidos – cuja capital é Washington – possuem uma culinária única e muito característica, que foi adquirida muito antes de qualquer franquia de fast-food ter sido criada.
Para quem vê de fora, o país se resume apenas às comidas ultraprocessadas, o que não resume o potencial gastronômico de lá.
O estereótipo de país não saudável e que consome apenas hambúrgueres e milk-shake não condiz com a realidade dos Estados Unidos, que possuem tanta variedade de pratos típicos, quanto qualquer outro país.
Comidas típicas dos Estados Unidos
Brownie
O brownie não poderia ficar de fora dessa lista, afinal, essa sobremesa norte-americana também conquistou o coração dos brasileiros. Atualmente, é possível encontrar tal iguaria nos mercados brasileiros, em docerias ou até mesmo com vendedores ambulantes. Entretanto, o brownie é uma comida tipicamente americana. Até hoje não se sabe a origem do brownie, mas acredita-se que ele tenha surgido a partir de um erro da receita original do bolo de chocolate.
Panqueca Americana
Essa panqueca tradicionalmente estadunidense é conhecida mundialmente devido a sua participação em filmes e séries conhecidas. No geral, ela é servida no café da manhã, em uma torre de panquecas redondas, cobertas com mel e um quadrado de manteiga, além de frutas que enfeitam o prato. Elas são bastante diferentes das panquecas brasileiras, já possuem uma massa doce e que não é recheada.
Apple Pie
Por mais que não tenha sido uma invenção dos americanos, a apple pie – torta de maçã – se tornou um prato tão tradicional que deu origem ao ditado “tão americano quanto uma torta de maçã”. A torta é recheada com fatias finas de maçã e levada ao forno. Normalmente é servida com uma bola de sorvete de creme.
Hambúrguer
Por mais que a gastronomia local não possa ser resumida aos hambúrgueres, eles também fazem parte da culinária. O hambúrguer é a marca registrada do país, não há quem não pense nele quando o assunto é Estados Unidos. Esse lanche recheado com carne moída é bastante personalizável e pode ser feito de acordo com as preferências de cada um.
Costelas de Porco ao Molho Barbecue
O conceito de churrasco é diferente nos Estados Unidos, no entanto, essas costelas de porco – pork ribs – são tradição neste evento. Elas são servidas com muito molho barbecue e uma boa porção de batata frita. O prato foi criado na década de 1860, durante a Guerra Civil Americana, mas segue até hoje como um prato típico.
Fizemos um breve texto e sabemos que há outras coisas a se falar sobre a gastronomia dos Estados Unidos. Por isso, se você já visitou o país, conte para nós nos comentários o que ficou faltando na sua opinião!
Foto Destaque: Banco de imagens/iStock
0 comentários