» Início » Bebidas » Bar » Veja como harmonizar queijos e cervejas

Veja como harmonizar queijos e cervejas

por | mar 9, 2021 | Bar, Bebidas, Cozinhas, Fria

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Na gastronomia, a harmonização de ingredientes realça os sabores de uma degustação, tornando o momento em uma experiência única. Com os queijos, as possibilidades de harmonizações são infinitas, desde frutas a bebidas alcoólicas. Mas quais combinações fazem a diferença no paladar? A Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, ensina como harmonizar adequadamente queijos com cervejas.

Leia mais: Dicas de como degustar queijos

Para acertar na harmonização de queijos e cervejas, é necessário entender sobre o amargor da bebida, que é medida em IBU (International Bitterness Units). Quanto maior o número, mais amarga a cerveja será: de 10 a 15 IBU terá amargor leve; com aproximadamente 35 IBU, aparecerá um agradável realce lúpulo; e até 60 IBU, será uma cerveja bem amarga.

Leia mais: Você sabe o significado das diferentes siglas nos rótulos das cervejas?

Os queijos mais suaves combinam com cervejas mais leves, enquanto os intensos harmonizam com cervejas mais fortes, com teor alcoólico elevado e mais amargor. O ideal da degustação é contar com mais de um tipo de queijo, por isso, sirva água a vontade, pois ajuda a limpar o paladar e ameniza os efeitos do álcool.

Harmonizações de queijos e cervejas


Cervejas Pale Ale e Brown Ale

Essas cervejas artesanais são fortes em teor alcoólico, porém, ligeiramente adocicadas, maltadas e de sabor mais intenso. Combine as bebidas com Queijo Emmental e Queijo Gouda, de textura semidura, com tempo menor de maturação, sabor pronunciado e quase sempre levemente adocicado.


Cervejas Pilsen e Lager

Ambas as cervejas são suaves e refrescantes. Então, combine-as com queijos leves, como o Queijo Mussarela e os Queijos frescos como a Ricota. Já a Rauchbier, a cerveja defumada mais conhecida no mundo, também é Lager e combina bem com Queijo Provolone.


Cervejas Witbier e a Saison

Cervejas frutadas e suaves casam com os Queijos Brie e Camembert, com sabores um pouco mais intensos.


Cervejas IPAs e Cervejas Escuras

Cervejas escuras, como Belgian Strong Ale, Porter, Stout e Tripel, têm o malte torrado como principal matéria-prima, responsável por dar aroma e sabor variado à bebida, que chama a atenção por ser doce e amarga ao mesmo tempo. São potentes e têm um sabor marcante, então, a harmonização fica perfeita com queijos intensos e salgados, como o Queijo Parmesão, o Queijo Gorgonzola e o Queijo Provolone defumado. A Cerveja IPA também harmoniza com os mesmos queijos.

 

Para saber mais sobre como harmonizar perfeitamente queijos e cervejas, confira videoaula gratuita sobre o assunto na Escola do Queijo, um projeto da Tirolez no YouTube, que visa tornar consumidores em especialistas em queijos.

Leia mais: Hidromel: saiba tudo sobre a bebida


Sobre a Tirolez

Fundada há 40 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.900 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul).

Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 30 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/Tirolez

1 Comentário

  1. Olá.

    Qual tipo de queijo é mais recomendável para uma cerveja tipo puro malte?

    Grato

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *