» Início » Áreas » Nutrição » 7 tipos de arrozes e suas propriedades

7 tipos de arrozes e suas propriedades

por | mar 11, 2021 | Áreas, Cozinhas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O arroz branco ou polido está tão presente no dia a dia da culinária brasileira, que pouco nos damos conta da infinidade de outros tipos deste grão, que costumam ser preparados das mais diferentes formas, em nível mundial. Embora o tipo “agulhinha” seja o mais popular por aqui, existem variedades provenientes de diversas partes do mundo e que já podem ser encontrados com facilidade no Brasil. Muitos tipos de arrozes oferecem ricas propriedades nutricionais, essenciais para a saúde e, ainda, nos dão a possibilidade de criar receitas e cardápios variados.

Leia mais: Dia Internacional do Arroz: confira 5 curiosidades sobre o alimento

Tipos de arrozes


1 – Arroz preto ou arroz negro

Típico da culinária chinesa, o arroz preto – também conhecido como arroz negro – tem um alto valor nutricional e é considerado um super arroz. O grão é rico em fibras e proteínas, antioxidantes e fonte de minerais como o ferro e o magnésio. Possui textura firme e sabor amendoado, podendo ser servido quente como acompanhamento para peixes, frutos do mar, carnes, aves e pratos agridoces, defumados ou apimentados. Frio, combina com sabores cítricos e refrescantes, ideal para pratos que levam folhas, frutas e verduras.

Leia mais: 5 motivos para inserir o arroz preto ou negro na sua alimentação


2 – Arroz selvagem

Nativo da América do Norte e considerado um grão sagrado pela cultura indígena de tempos antigos, até hoje o arroz selvagem é muito consumido na região. Apresenta uma grande quantidade de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio. Rico em antioxidantes, o grão pode contribuir no combate à prisão de ventre, auxiliar na prevenção do câncer, retardar o envelhecimento precoce, prevenir doenças cardiovasculares, controlar a absorção de açúcares e, ainda, favorecer a perda de peso, sendo um grande aliado na dieta. Seu aroma é semelhante ao de avelãs torradas e chá preto.


3 – Arroz vermelho

De sabor amendoado, o arroz vermelho é tradicionalmente cultivado na França e foi trazido ao Brasil pelos portugueses. Com propriedades que contribuem para o controle do colesterol e prevenção da diabetes, é rico em fibras e minerais como ferro e vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite. Pode ser servido com feijão ou como acompanhamento para pratos que levam peixes, carnes e aves. Pode também ser adicionado em saladas, pois combina com sabores frutados, frescos e defumados.


4 – Arroz basmati

Típico da cozinha indiana, o arroz basmati apresenta aroma característico de nozes e sabor adocicado. Em sua terra natal, costuma ser preparado com leite de coco e pode ser um bom acompanhamento para pratos com legumes cozidos, verduras frescas e carnes assadas com temperos mais fortes. Ele é rico em fibras solúveis, apresenta baixo índice glicêmico e é rico em minerais como potássio, fósforo, magnésio, e vitaminas como a E, assim como as do complexo B.


5 – Arroz sasanishiki

Base da culinária japonesa, o arroz sasanishiki é utilizado para o preparo do tradicional Gohan e também sushis. Após o cozimento, seus grãos curtos e arredondados permanecem íntegros e bem aderidos uns aos outros. Entre os benefícios de seu consumo estão a diminuição dos níveis de açúcar no sangue, o aumento do metabolismo, melhora da digestão e redução da pressão arterial.


6 – Arroz carnaroli

Tradicional arroz para risoto, o carnaroli é típico da Itália. Durante o preparo, ele absorve bastante líquido e traz cremosidade à receita. Rico em minerais e vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, ajuda a controlar a glicose e contribui para a regeneração celular.


7 – Arroz jasmine

Muito consumido na cozinha tailandesa, o arroz jasmine tem como características os grãos longos, a textura macia, aroma amanteigado e sabor delicado, que lembra a flor de jasmim. Utilizado em pratos que levam sabores fortes e picantes, o arroz jasmine é rico em fibras, vitaminas do complexo B e minerais como manganês e ferro.


Sobre a Josapar

Com uma tradição de qualidade desde 1922, a Josapar possui unidades industriais em Pelotas (RS), Recife (PE), Itaqui (RS), Campo Largo (PR) e Cristalina (GO), e conta com os mais modernos processos de produção. A empresa detém a Certificação FSSC 22000, uma norma internacional de segurança de alimentos reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), para as principais unidades de arroz branco e arroz parboilizado.

Site / Facebook


Sobre o Armazém Tio João

Recentemente, a Josapar lançou o e-commerce Armazém Tio João, com todos os produtos das suas marcas, para se aproximar de seus consumidores e proporcionar mais vantagens: o cliente recebe 15% de desconto na primeira compra e participa de promoções semanais em todo o site. Para isso, basta acessar a plataforma Armazém Tio João.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock
Foto Destaque – Legenda: Arroz selvagem

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *