A Ajinomoto Food Service, Canal Restaurante e Guersola Consultoria, idealizaram a Série “Marmitaria Brasil” para dar visibilidade ao empreendedorismo que é agente de mudança neste momento no setor de gastronomia.
São iniciativas de pessoas, maioria de mulheres ou de base familiar, que transformam econômica e socialmente seus universos, gerando sustento, renda, serviço de conveniência e inclusive empregos.
Marmitarias pelo Brasil afora
Foi o caso, por exemplo, de Maria Célia Sousa no Tocantins, que utilizando o valor da ajuda emergencial do Governo Federal, investiu em mantimentos e acessórios para começar o seu negócio, “Marmitex das Meninas”, no qual ela cozinha, e as filhas cuidam de compra e venda, de redes sociais e de entregas.
Até mesmo restaurantes renomados de São Paulo, como o Aizomê, do circuito da alta gastronomia japonesa, investiu no até então inexistente delivery, com o Bentô Box, a chamada marmita japonesa. A chef Telma Shiraishi mudou sua visão, reinventou-se e fez do serviço de entregas a alma do seu negócio no momento. Mas ela sabe perfeitamente que criou algo novo, operação forte, e que poderá ser até mesmo a estrela dos seus negócios.
Chiara Tengan, gestora de marketing da Ajinomoto Food Service, destaca que “O Projeto ‘Marmitaria Brasil’ é uma grande iniciativa da Ajinomoto Food Service pelo impacto social a que se propõe. A força da indústria contribui para dar voz e amplitude a todos os tantos empreendedores gastronômicos em franca expansão, dissemina histórias de sucesso e dá amplitude para os domínios do que é a ‘alimentação fora do lar’.
Segundo o Sebrae Nacional, existem cerca de 350.000 CNPJs criados para pequenos serviços de alimentação autônomo. E temos no momento, devido à crise da Covid-19, milhares de bares e restaurantes dedicados apenas às “quentinhas”, “viandas” e marmitas em geral, ou seja, comida pronta, seja fresca ou congelada.
Marmitarias por Categorias e Sabores
As marmitarias podem estar na periferia, e contemplarem o melhor do empreendedorismo social. Mas elas podem estar nos bairros chiques das grandes capitais, como marmitarias gourmets, veganas e vegetarianas. Ou ainda, fazendo entregas para um mercado que se expande, carregando o título de marmitarias “fit”.
Há ainda as marmitarias que se dedicam à culinária mineira, nordestina, caseira e comidinha da mamãe. Aliás, as mamães também recebem grande atenção. Já é um sucesso a operação da “Mamãe Fitness”, dedicadas as mães que, mesmo tendo filhos e passando os anos, estão preocupadas com comida saudável e sua forma, ao mesmo tempo.
Por outro lado, há marmitarias que, com espírito comercial e de marketing únicos, descobrem o mercado potencial de entregas de pessoa jurídica para pessoa jurídica, ou seja, configuram-se para serem também pequenas empresas de refeições corporativas.
É o caso da “ProntoChef”, de Karina Hirai Spiers, que fez a escola de gastronomia renomada Le Cordon Bleu, e também trabalhou como executiva em empresas, mas foi na produção e entrega de refeições prontas congeladas onde se achou e se realizou. Já possui uma cozinha central e 6 “dark kitchens” que servem como centros de distribuição para entrega rápida na Grande São Paulo.
Na mesma linha, na “Mais Vida Alimentos”, Adélia Nunes e Gizely Rocha, produzem também em uma grande cozinha central com equipamentos de primeira linha, produção de marmitas contratadas por construtoras para suas equipes de trabalho em canteiros de obras, e também, equipes de filmes publicitários.
Dinâmica da Série
A Série “Marmitaria Brasil” conta com dois episódios por semana e um evento ao vivo mensal. Um dos episódios contém o relato de empreendedores e empreendedoras, contando sua história, seus desafios, suas escolhas e os impactos causados em suas vidas e projetos. O segundo episódio da semana sempre apresenta um especialista passando uma orientação, critérios e aconselhamento, sobre temas como segurança dos alimentos, gestão, equipamentos e profissionalização. Já o evento mensal, realizado pela plataforma zoom, é oportunidade de interação direta com profissionais que fazem palestras técnicas específicas, para avanço imediato dos procedimentos, práticas e visão comercial de uma marmitaria.
Para o jornalista e cineasta Sergio Lerrer, fundador do Canal Restaurante, canal de streaming de conteúdos ao vivo e gravados do setor de food service, “A série é oportunidade de dar rosto a quem de fato movimenta a economia do País, em um cenário cada vez maior de ausência de emprego com contrato de trabalho tradicional, e no qual as habilidades e capacidades das pessoas são de fato o que faz a diferença. E o setor de gastronomia, e o de marmitarias, é uma metáfora do País: debate-se de tudo, mas se dá pouca atenção a quem realmente transforma”.
A Série pode ser acompanhada no Canal Restaurante e também no Portal Meu Negócio, mantido pela Ajinomoto Food Service.
Foto Destaque: Divulgação
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