Por: Adriana Stavro
Além de excluir doces, na alimentação com baixo carboidratos, a farinha de trigo e suas alternativas também ficam fora do cardápio. Mas o fato de ter optado por uma alimentação cetogênica – também conhecida como keto – ou low carb, não significa que vai desistir de todos os seus alimentos favoritos feitos com farinha. Felizmente, existem diversas opções que tornam possível fazer doces, pães e massas nas versões 0 carb.
Leia mais: Melhores cursos de panificação online
No entanto, estas farinhas, tem sua composição química completamente diferente da tradicional. Por isso nem sempre é possível substituir uma cetônica por outra de trigo comum na mesma proporção. Por exemplo, a farinha de coco, tem 10 vezes mais fibras que a de trigo refinada, o que significa que basta uma pequena quantidade para obter a mesma consistência em um bolo.
Por isso, trocar uma xícara de farinha de trigo tradicional por uma xícara de farinha keto pode não ser a melhor alternativa.
Leia também: Farinha Láctea engorda? Faz Bem? Tudo sobre ela!
Algumas sugestões
1 – Farinha de Coco
É a segunda farinha mais comum usada em preparações low carb. Tem sabor ligeiramente adocicado e uma grande quantidade de fibras. Raramente é usada sozinha em receitas porque requer uma grande quantidade de ovos para equilibrar a alta quantidade de fibras. Por isso é comum misturar farinha de coco com farinha de amêndoa ou com psyllium para diminuir o número de ovos e melhorar a textura e o sabor. A proporção é 1 medida de farinha de trigo para 2 medidas da farinha de coco. Ideal para: sobremesas e para espessar. Mas lembre-se que você vai sentir aquele toque de coco.
2 – Farinha de Amêndoas
A farinha de amêndoas é provavelmente a alternativa mais popular à farinha de trigo comum. É pobre em carboidratos, repleta de nutrientes e tem um sabor ligeiramente doce. Também ajuda reduzir o colesterol LDL “ruim” e diminuir a resistência à insulina. Você pode usar a farinha de amêndoas como um substituto 1 para 1 da farinha de trigo na panificação. Ideal para: panificação, empanar.
3 – Farinha de Chia
É rica em fibra solúvel. Elas podem absorver de 10-12 vezes seu peso em água, tornando-se gelatinosas. Teoricamente, isso aumenta a saciedade contribuindo para a perda de peso. A fibra também alimenta as bactérias benéficas do intestino, muito importante para a saúde. O melhor é misturá-la com outras farinhas em preparações como pães, muffins, bolos e massas. Para usar, basta substituir até 30% de sua farinha regular. Ideal para: panificação.
4 – Farinha de Linhaça
Curiosamente, os benefícios à saúde são atribuídos principalmente aos ácidos graxos ômega-3 potencialmente anti-inflamatórios e suas fibras. Assim como a farinha de chia e a de coco, ela também absorve uma grande quantidade de líquido, por isso geralmente é misturada com outras farinhas. No entanto, o farelo de linhaça pode ser usado sozinho ou junto com sementes de chia. Ideal para: biscoitos.
5 – Farinha de Psyllium
Excelente fonte de fibra solúvel. Eles absorvem muita água e incham, acrescentando estrutura aos alimentos. Adicionar um pouco de psyllium às receitas keto feitas com farinha de amêndoa fornece uma textura mais parecida com a de um pão tradicional, mas, novamente… ideal misturar com farinha de coco ou de amêndoas em partes iguais ou outras farinhas. Ideal para: panificação.
6 – Farinha de Aveia
A aveia é conhecida por ser um alimento saudável para o coração devido ao seu alto teor de beta-glucanas. Além disso, ela contém mais de 20 polifenóis únicos, que têm demonstrado forte atividade antioxidante, anti-inflamatória e antiproliferativa, que pode fornecer proteção adicional contra doenças coronárias, câncer de cólon e irritação da pele. Como acontece com outras farinhas, as receitas não levam fibra de aveia isolada, mas em combinação com outras farinhas com baixo teor de carboidratos. Ideal para: panificação.
Como armazenar farinhas com baixo teor de carboidratos
- Devem ser armazenadas em recipientes herméticos e refrigerados;
- Evite armazenar farinhas keto em suas embalagens originais.
Adriana Stavro é Nutricionista Funcional e Fitoterapeuta. Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Mestranda do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Acompanhe seu Instagram!
Foto Destaque: Bigstock/Banco de imagens
Opa, gostei muito ein, estou muito interessada em entrar nessa dieta e gostei bastante dessas sugestões, tirando a de aveia e linhaça, as outras são novidades pra mim e já quero provar, amei o texto!
Faço a cetogênica como terapêutica e a farinha de aveia não é autorizada na minha dieta com nutricionista especializada. Houve alguma mudança?
Obrigada