Com o avanço da digitalização da economia, o setor de embalagens é o maior parceiro do e-commerce brasileiro, fornecendo inovadoras soluções que atraem a atenção do cliente e também cuidam da natureza
Por: Ronaldo Luis Gonçalves
Muitos brasileiros já se esqueceram de como o comércio de bens e serviços operavam antes da pandemia, oficialmente declarada mundialmente em março de 2020, ajudo um pouco relembrando fatos do comércio, antes desta época. Boa parte dos varejistas tipicamente de “rua”, embalavam encomendas de clientes com sacolinhas plásticas.
Sacola na mão de cliente, era um sinal de vendas em alta, comum observar a cobertura jornalística se referenciar sobre o volume de vendas associando a imagem das pessoas carregando sacolas pelas ruas de comércio e em shoppings.
Hoje esta tradicional referência fotográfica não faz mais sentido, pois o número de pessoas que estão recebendo seus itens discretamente em casa ou no escritório em eficientes e recicláveis embalagens, cresce a passos largos. Em sua maioria, as embalagens utilizadas pelas transportadoras nacionais são produzidas com papelão ondulado. E para escrever melhor essa redação, eu acabei pesquisando sobre o mercado de embalagens recicláveis utilizadas pelas transportadoras e como este setor impacta a economia e a sustentabilidade.
Minha pesquisa sobre embalagens recicláveis feitas de papelão e utilizadas pelas transportadoras, me direcionou para o sindicato nacional dos produtores (Empapel). E logo na primeira página do site desta organização setorial, existe um bom texto sobre o que significa este setor, e não encontrei palavras melhores para descrevê-lo, então segue o texto que encontrei lá, na íntegra:
“O papel faz parte da vida. Ele está nos aspectos mais singulares que envolvem o cotidiano e embala tudo o que é importante, com carinho e respeito pelo planeta. O papel é a alternativa sustentável para embalar qualquer coisa. Ele é reciclável e faz parte do meio ambiente. Sai da natureza e para ela volta“. Empapel.
Acabei me deparando também, durante a minha pesquisa de conteúdo, com notícias e informações corporativas sobre o aquecimento do mercado no setor de produção de papéis para o biênio 2020/2021, que indicam em sua maioria que o setor passa por uma expansão de procura e de oferta. Mesmo não sendo nenhum especialista no assunto, acabei achando possível associar o incremento de demanda do comércio eletrônico com a demanda de embalagens.
Para quem se interessar mais pelo assunto recomendo entrar em contato diretamente com a Empapel, principalmente para aqueles que estão em procura de um emprego, é sempre bom observar onde a economia está funcionando melhor para enviar o seu currículo.
Para os empreendedores também está feito o alerta, o setor de embalagens, bem como o de logística, andam bem aquecidos e com tendência de alta, mesmo agora, em 2021, o comércio eletrônico ocupa ainda uma pequena parte do volume total de negócios feitos no Brasil, o que significa um mercado potencial, não explorado, muito grande.
O que me chamou mais a atenção é a mudança no tipo da embalagem utilizada no comércio, se antes no varejo tradicional a maior parte das embalagens oferecidas era de plástico, agora são todas de papelão, um material muito reciclável e amigo da natureza.
A indústria do papelão ondulado também desenvolve máquinas e equipamentos capazes de aumentar a eficiência de sua produção sempre de olho no interesse do cliente final. Algumas embalagens são produzidas para serem reaproveitadas como brinquedos do tipo recorta e cola, ou como armazenagem permanente na casa das pessoas. Apesar de sua característica reciclável, uma caixa de papelão pode durar muito, se mantida permanentemente seca e arejada.
Este material, o papelão ondulado, possui esta característica de ser justamente, ondulado. Onde as camadas de papel formam uma coluna de ar interno, que torna a embalagem muito resistente à pressão, seja por manipulação ou armazenagem, protegendo de forma eficiente os itens dentro das caixas.
As embalagens e seus diferentes tipos estão muito integradas com o sistema de logística nacional e internacional e com as características operacionais das transportadoras de todo o mundo, o papelão ondulado não é apenas relevante no comércio brasileiro, é um item de uso intenso pelo mundo.
Muitos fabricantes de caixas de papelão projetam seus produtos nas exatas necessidades e proporções das diferentes transportadoras, cada tipo de caminhão carrega um tipo específico de embalagem, e caminhões melhor ocupados, acabam sendo mais eficientes no prazo de entrega e nos custos.
Até no ramo de transportadora de veículos as embalagens de papelão são muito utilizadas. No caso de quem transporta carros, a caixa de papelão é utilizada para armazenar itens pessoais, o volume de “cacarecos” que existe no interior do veículo das pessoas é impressionante, revela uma fonte que opera no setor.
Quando se transporta motos, também se utiliza das embalagens de papelão para proteger este tipo de veículo, principalmente no caso das motos novas, que são embaladas na fábrica com uma estrutura que envolve o uso de madeira reciclável com placas de papelão. Na concessionária de motos, estes veículos são desembalados para montagem final, e toda a estrutura da embalagem retorna para a fábrica.
Em tempos de crise climática é muito importante que cada consumidor faça a sua parte, comprando seus produtos e serviços exigindo que as embalagens sejam recicláveis e biodegradáveis. Recusar a sacola de plástico, não é apenas ser uma pessoa inteligente, é um ato muito necessário, vamos todos deixar um mundo mais limpo para nossos filhos.
Ronaldo Luis Gonçalves é pai, marido, engenheiro de software, empreendedor digital desde 2007 atuando no mercado de marketing digital e SEO. É mantenedor e redator de diversos blogs na internet.
Foto Destaque: Divulgação
0 comentários