Ter a possibilidade de aumentar o número de clientes no seu restaurante é o sonho de todo empreendedor que trabalha nesse mercado.
Afinal, quem não gostaria de ter mais clientes batendo na sua porta e aumentando seu faturamento, não é mesmo?
Pois bem, nesta matéria iremos mostrar dicas de como aumentar o fluxo de clientes na sua loja utilizando como base estratégias de marketing online.
Dicas para aumentar o fluxo de clientes
1 – Crie um perfil no Google Meu Negócio
Sabe quando você vai fazer uma busca no Google por uma palavra-chave que caracteriza uma busca local, por exemplo, “restaurante em São Paulo” e aparece um mapinha do Google?
Esse mapinha é o Google Meu Negócio (GMN). Na verdade, para aprofundarmos ainda mais, o Google My Business é uma ferramenta que facilita que a sua empresa seja encontrada no Google pela rede de pesquisa.
Essa ferramenta possui uma série de funcionalidades e é indispensável para quem tem um negócio local físico, como um restaurante.
Com o GMN, você conseguirá adicionar diversas informações e ver dados do seu restaurante, como:
- Nome;
- Endereço;
- Horário de funcionamento;
- Ver e responder avaliações de usuários;
- Adicionar fotos do seu negócio local;
- Realizar campanhas publicitárias.
Definitivamente, ter um perfil no Google Meu Negócio já não é mais uma opção para quem quer aumentar a clientela do restaurante.
2 – Crie um Website
Ter um website hoje também é uma parte essencial para conseguir mais clientes para o seu negócio físico.
Pense bem, quantas vezes um possível cliente seu queria ver qual era o cardápio que o seu restaurante tinha, mas não teve acesso a essa informação simplesmente por você não ter um website?
Isso é mais comum do que você imagina.
Além disso, também é uma ótima forma de você mostrar mais sobre o restaurante, desde fotos, avaliações de clientes, etc.
3 – Faça SEO e adote estratégias de Marketing de Conteúdo através do seu blog
Não basta apenas comprar um domínio, contratar uma agência para fazer o seu website e esperar as coisas acontecerem “do nada”.
Para fazer o site do seu restaurante crescer no ambiente online, é necessário também aplicar técnicas de SEO e adotar o marketing de conteúdo.
De forma resumida, o SEO consiste em técnicas para melhorar o posicionamento das páginas do seu site no Google, maior buscador da atualidade.
Já o marketing de conteúdo é uma forma de trazer usuários para o seu site através de dúvidas que eles buscam no Google. Lembrando que, para muitos profissionais, o conteúdo é a grande moeda de troca no século XXI. O marketing conteúdo também está muito relacionado com técnicas de inbound marketing, com o intuito de “nutrir” ainda mais seus usuários para que virem leads.
Sendo assim, tenha um site bem otimizado, produza conteúdo relevante e aumente as probabilidades do seu restaurante local ter um aumento no número de clientes.
4 – Crie perfis nos principais canais de Marketing
Uma boa estratégia de marketing digital para um negócio físico, segundo o especialista em marketing Isael consiste em usar o maior número de canais digitais possível.
Para isso, também é interessante criar perfis do seu restaurante em outros canais, como:
- Facebook;
- Instagram;
- Pinterest;
- YouTube (uma ótima forma de produzir conteúdo de receitas e gerar engajamento);
- TikTok.
Todos os canais irão trabalhar juntos para aumentar a reputação online da sua marca e consequentemente trazer mais clientes.
De qualquer forma, assim como no seu site, não basta somente criar esses perfis e esperar que algo aconteça sem um esforço por trás.
Você precisará trabalhar a produção de conteúdo. Se formos parar para pensar, o marketing digital gira em torno de conteúdo. Mas não apenas qualquer conteúdo, mas sim conteúdo útil para uma determinada audiência.
É por esse motivo que uma publicação de conteúdo útil e de qualidade de forma constante, sem dúvidas nenhuma trará mais engajamento não só para os canais digitais, mas também para a sua empresa física.
5 – Busque Influenciadores e Parceiros locais
O marketing de influenciadores e parceiros também pode ser uma grande virada de chave para aumentar o número de pessoas no seu restaurante.
Geralmente, esse tipo de estratégia é bastante utilizada por restaurantes maiores, que acabam por ter uma maior verba financeira.
Mas, não se preocupe.
Caso o seu restaurante ainda esteja no início da sua jornada, ainda assim há a possibilidade de implementar esse tipo de estratégia.
Uma boa forma é ir em busca de algum profissional que tenha experiência no mercado e que saiba fazer esse trabalho de união de parcerias. Você pode buscar pelo próprio Google!
E aí, quais dessas dicas você achou mais relevante e que pode dar mais resultados para o seu restaurante a curto prazo?
Compartilhe abaixo sua opinião!
Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens
As suas dicas são muito boas! O marketing digital vale a pena para todo tipo de profissional seja ele ou ela dentista, advogado, adestrador de cães; o marketing digital é algo para alavancar ainda mais seu negócio ou profissão. De todas as dicas que foram mencionadas a que eu mais gosto é a estratégia de SEO pois você ou sua empresa consegue ser encontrado no maior buscador do mundo como vocês mencionaram.
Obrigado por me deixar comentar 🙂