A decoração minimalista é a que entrega o mínimo de detalhes, da forma mais clean e funcional possível. Mais do que apenas um simples modelo de arquitetura, ela é um estilo de vida.
Para entender esse novo conceito e descobrir como transformar a sua cozinha, fique ligado nesta matéria e aprenda sete dicas para uma boa decoração minimalista.
Dicas para uma cozinha minimalista
1 – Cores claras
Muito comuns nas cozinhas normais, mas essenciais nas cozinhas minimalistas, as cores claras dão um toque especial ao ambiente, além de serem muito simples de combinar com o resto da casa.
Você pode optar por trabalhar com até três cores diversas e intercalá-las da forma que mais for conveniente ou usar uma cor apenas com diferentes texturas, da forma mais singela possível. As cores claras são o toque extra que você precisava em sua cozinha.
2 – Iluminação natural
Geralmente em cozinhas é comum de ser encontradas luzes brancas ou em LED, que dão uma sensação de impessoalidade.
Nas cozinhas minimalistas, o menos é mais e, por isso, a luz natural vinda de grandes janelas é sempre bem-vinda. Além de economizar financeiramente, você conseguirá criar um ambiente aconchegante, com um clima gostoso, bem típico de uma cozinha.
Ao se combinar com as cores claras das paredes, a luz natural dará um brilho único ao ambiente.
3 – Menos é mais
Quanto menos coisas extras a sua cozinha tiver, melhor. Uma cozinha minimalista, como seu nome diz, pressupõe do conceito de ter o mínimo de acessórios possíveis, contando apenas com o necessário.
De nada adianta possuir uma série de acessórios que não possuem utilidade alguma, além de ocuparem muito espaço. Um ambiente com apenas o essencial contribui para a sensação de limpeza e amplitude, muito interessantes de se ter em uma cozinha.
4 – Organização
Um ambiente organizado é base para uma cozinha minimalista, uma vez que contribui para a visão de um local clean, que traz tranquilidade e amplitude.
De nada adianta deixar todos os utensílios bagunçados e fora de ordem e necessidade espalhados pela cozinha. Por isso, é interessante que se invista em armários e organizadores por toda a cozinha. Desta forma, tudo que não deve estar à vista, pode estar em seu devido lugar. Mais do que simplesmente organizar, você estará tornando o ambiente mais acolhedor.
5 – Linhas retas
Na decoração, dê preferência para armários e divisórias com linhas retas. Estes objetos têm um local de destaque em sua cozinha e merecem um bom acabamento, uma vez que são decisivos para o sucesso do seu plano.
As linhas retas ajudam a compor o visual clássico e clean do ambiente, de forma a completar harmonicamente a decoração da cozinha.
6 – Decoração sóbria
Ao se pensar em decoração sóbria, pode ser que você se engane e deduza que elementos devam ser eliminados para o bem-estar da cozinha.
A decoração sóbria tem como objetivo se focar no essencial de uma cozinha, no que é realmente necessário, como as melhores geladeiras, e combinar a paleta de cores desses objetos com o resto da decoração. Desta forma, a cozinha estará completamente balanceada e pronta para acolher a forma de vida minimalista.
7 – Uso de mármore
Seja para decorações minimalistas ou clássicas, o mármore é peça de luxo e sofisticação em diversas cozinhas. Além de sua importância histórica de ser presente por milhares de anos na vida dos seres humanos, ele também tem um aspecto muito bonito e singelo.
Peças de mármore, como balcões, são uma ótima forma de dar um toque de estilo e sofisticação em sua cozinha. De forma geral, possuem coloração sóbria e simples, seguindo todos os pré-requisitos para uma peça minimalista.
Para quem não se interessa por modelos em mármore, mas gostam da aparência, é possível encontrar papéis de parede que simulam a sua estética, o que pode agregar muito na sua cozinha.
Conclusão
Entender sobre decoração minimalista é também saber perceber quais os seus preceitos. Viver com o máximo de coisas materiais, sem atentar aos bens imateriais, muitas vezes não nos leva a local algum. Um ambiente clean, acolhedor e tranquilo ajuda a organização e pacificação de nossas vidas.
Gostou da matéria? Conte para nós abaixo o que você pensa deste estilo de decoração e de vida e o que você pretende colocar em prática na sua cozinha.
Foto Destaque: Pexels/Banco de imagens
0 comentários