Se o seu estabelecimento é impactado com as férias, essa é a hora de conhecer e acabar com os gargalos do seu restaurante, utilizando a ferramenta chamada de cliente oculto.
Se para você, movimento fraco é sinônimo de equipe ociosa, o especialista em marketing gastronômico Paulo Mezzalira faz um alerta. “Se você não quer ser engolido pela concorrência em 2022, aproveite o fluxo menor de pessoas em seu restaurante para você conhecer todas as etapas do seu negócio; desde melhorar a comunicação entre a recepção, o garçom e chef de cozinha; implementar um novo sistema de gerenciamento ou apenas fazer teste com novos ingredientes no cardápio“.
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O especialista e co-fundador de uma agência especializada em food service afirma que após meses com muitos altos e baixos no setor, tem visto muito empreendedor agindo no piloto automático para manter o estabelecimento funcionando sem se atentar aos processos e procedimentos. “Muitos dos nossos clientes atendiam apenas no balcão e tiveram que migrar para o delivery colocando toda a sua energia nesse novo modelo de negócio; outros triplicaram as saídas e deixaram de lado o atendimento olho no olho e agora estão perdidos. A questão é que uma hora, a conta vai chegar” – alerta.
Com a reabertura do comércio e a retomada das pessoas para as mesas dos restaurantes, o empresário precisa entender, conhecer e reconhecer que ninguém voltará igual e a experiência multicanal obtida nestes dois últimos anos impactará e muito, os dois lados. Por isso, aproveitar esse período para analisar o resultado e fazer ajustes no funcionamento de toda a cadeia produtiva, faz-se necessário.
E para uma destas etapas, o cliente oculto pode trazer respostas importantes, já que ele testará pontos cruciais para o bom funcionamento e imagem da casa perante os clientes. Esse cliente oculto pode ser contratado de uma grande empresa, especializada; mas também pode ser uma pessoa orientada e treinada pelo dono do restaurante.
“Defina os pontos que você quer que sejam avaliados. Crie métricas de análise e trace os objetivos antes de iniciar essa ação. Pontos como: limpeza, organização, agilidade, conhecimento do cardápio, informações extras, simpatia, jogo de cintura na resolução de problemas são alguns dos pontos que devem ser avaliados nesta fase” – pontua Mezzalira.
Por fim, Mezzalira orienta que os empresários aproveitem o início do ano para estabelecer objetivos para o restaurante como um todo, ampliando as suas ações de marketing de conteúdo, por exemplo, firmando parcerias com outros estabelecimentos, criando planos de fidelidade e estudando cada vez mais o seu público. Assim, 2022 tende a ser um ano e tanto, para o seu negócio.
Sobre a MarketingChef
Com uma bagagem diversificada, experiência no exterior e alguns ingredientes secretos, a MarketingChef cria e ressignifica projetos de comunicação do setor A&B antes mesmo do termo marketing gastronômico ganhar força. Seus idealizadores, Juliana Avila e Paulo Mezzalira focam em entender o comportamento de consumo no digital para desenvolver suas receitas de sucesso.
Foto Destaque: Banco de imagens/iStock
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