Se tem uma coisa que chama a atenção no México, além das tradicionais caveiras mexicanas, é a sua rica culinária. Repletos de condimentos, texturas diferentes e uma mistura interessante de sabores, os pratos mexicanos enchem os olhos pela diversidade de cores.
O cheiro da comida, vale sempre lembrar, preenche o ambiente de uma forma muito particular, e se engana quem pensa que a culinária mexicana é composta apenas de pimenta e guacamole.
Leia mais: Gastronomia do México
O México é o 14º maior país do mundo em área, e tem uma população que ultrapassa a marca das 126 milhões de pessoas. E claro, essa diversidade de pessoas e de regiões é refletida na culinária. Duvida? Então acompanhe esses dois pratos mexicanos de dar água na boca, fáceis para fazer em casa!
Pratos mexicanos
1 – Chicharrón com Michelada
O Chicharrón é um aperitivo feito à base de pernil de porco, muito famoso nas ruas mexicanas. E ele combina muito bem com a Michelada, que é a bebida favorita dos mexicanos durante o verão, e fica fácil de entender o porquê.
Ingredientes do Chicharrón
- 220g de pernil suíno em cubos;
- 10g de alho (aproximadamente, 2 dentes grandes);
- 30g de cebola;
- 5g de cominho;
- 5g de orégano;
- 5g de pimenta calabresa;
- 5g de páprica;
- 5ml de vinagre;
- 10g de sal grosso;
- 50g de milho verde;
- 30ml de molho de tomate picante;
- 2 unidades de anis estrelado.
Ingredientes da Michelada
- 1 lata de cerveja clara;
- 1 limão;
- Sal e pimenta a gosto;
- 1 colher de chá de molho de pimenta;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo do Chicharrón
- Bata no liquidificador os dentes de alho, a cebola, cominho, orégano, pimenta calabresa, páprica, vinagre e sal grosso. Depois, deixe os cubos de pernil marinando nessa mistura, em um pote fechado, por pelo menos 12 horas, dentro da geladeira;
- No dia seguinte, passe a mistura para uma panela grande, cubra o pernil e a marinada com água, e cozinhe em fogo baixo por três horas, ou até que a carne fique macia. Reserve;
- Em outra panela, cozinhe o milho com anis estrelado, até obter uma consistência macia;
- Na hora de servir, frite os pedaços de pernil e sirva acompanhado com o milho.
Modo de preparo da Michelada
- Corte um dos limões para umedecer a borda de um copo alto e passe-a na mistura de sal e pimenta, para fazer um belo aro. Em seguida, coloque bastante gelo no copo e encha ¾ do volume com cerveja;
- No fim, complete com suco de um limão e com o molho de pimenta, dê uma leve mexida para tudo se misturar, e é só servir com os Chicharrones.
2 – Palanqueta
Sabe o que a psicologia diz sobre experimentar comidas novas e diferentes? A experiência deve ser feita com frequência: ao experimentar uma comida nova, alteramos nosso humor, descobrimos coisas de outras culturas e, além disso, temos a oportunidade de cozinhar para nossos amigos e familiares, uma verdadeira dose de alegria. E, tratando-se de alegria, vale conhecer a Palanqueta: um doce típico mexicano.
Ingredientes
- 2 xícaras de glicose de milho;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 2 xícaras de açúcar;
- 1 xícara de água;
- 200g de amendoim sem sal e sem casca (pode ser substituído por amêndoas);
- 1 colher de chá de sal;
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
Modo de preparo
- Leve ao fogo a manteiga, a glicose, o açúcar e a água, até que tudo vire um caramelo; atente-se a não deixá-lo muito escuro, pois pode queimar e ficar amargo. Em seguida, adicione o amendoim ou as amêndoas, o sal e o bicarbonato;
- Abra o caramelo em uma assadeira untada, espere secar, quebre-o em pedaços irregulares e distribua para a criançada;
- O sabor é bem parecido com um pé de moleque, tradicional aqui no Brasil.
Foto Destaque: Canva
Foto Destaque – Legenda: Palanqueta
0 comentários