O marketing digital chegou para revolucionar a maneira como divulgamos produtos e serviços. Além de ter um alcance maior de público, ele pode ser mais econômico e efetivo na hora de gerar resultados.
Porém, mesmo com os avanços da comunicação, ainda existem estratégias do marketing tradicional que merecem atenção especial. Elas servem para todos os segmentos de negócios, e são complementares à divulgação na internet. Veja só!
Lições para aprender com o marketing tradicional
1 – Nem todo público está na internet
Boa parte do público hoje está na internet, mas não todo. As pessoas com mais de 50 anos são uma importante faixa que costuma se informar mais pelos meios tradicionais, como televisão, revistas e jornais.
Dependendo de qual for o foco da empresa, pode ser interessante investir também nesses canais. Afinal, amigos e familiares dos tomadores de decisão podem estar conectados, porém, isso não basta. É importante que o público-alvo tenha acesso à comunicação.
2 – Revistas de produtos ainda são úteis
Para facilitar a divulgação de informações, as marcas estão disponibilizando revistas digitais para os clientes. Dessa forma, eles não precisam ir até os estabelecimentos para saber os preços e novos produtos. De forma digital, é possível conferir as novidades e, assim, definir se irá comprar algo ou não – pela internet ou presencialmente.
A Revista Natura é um dos principais exemplos. Assim como a do O Boticário e outras marcas de cosméticos, ela possui um catálogo on-line onde é possível ver as ações promocionais do mês, como a Celebre o Amor para o Dia dos Namorados e muito mais.
Para empresas de serviços, como restaurantes, pode fazer mais sentido ter apenas um site. No entanto, subir a revista no formato digital é mais rápido para estabelecimentos em que há sempre novidades, incluindo mercado e lojas de cosméticos.
3 – Mensagem para marcar
Quem não se lembra de alguns slogans que viu nos comerciais da televisão? Essas comunicações foram memorizadas porque não era possível pular a propaganda, como se faz hoje com o YouTube. Além do mais, a propaganda era feita para de fato chamar a atenção dos telespectadores.
No meio digital, também é possível adotar essa estratégia, desde que não caia no sensacionalismo. Pensar em uma história que prende logo nos primeiros segundos, por exemplo, tem sido uma tática de algumas marcas para evitar que o público saia da propaganda e conheça o produto.
4 – Conte uma história
Os consumidores não querem apenas comprar. Atualmente, para se destacar é necessário mostrar um diferencial, algo que fará com que o público deseje mesmo consumir. Mostrar isso em números, obviamente, não chama a atenção. Basta pensar em uma propaganda: “99% dos clientes saem satisfeitos do nosso restaurante”. Nada atraente, certo?
Por outro lado, contar histórias no marketing é uma forma de se aproximar das pessoas. Todo mundo adora ouvir histórias, independentemente de onde mora, quantos anos tenha ou o que faça no dia a dia. Então, na hora de apresentar produtos e serviços mostre um cliente satisfeito e conte o porquê uma mercadoria pode ser tão importante.
5 – Foco no boca a boca
Dizem que uma das primeiras formas de fazer marketing foi o boca a boca. Indicar para um amigo ou familiar algo de que gostou de comprar sempre fez parte da sociedade. Porém, agora essa forma de divulgação ganhou ainda mais espaço. Isso porque as mídias sociais passaram a ser um canal importante dessa prática.
Satisfeitas ou não, as pessoas publicam na internet o que acham dos produtos que consumiram. Ou seja, o boca a boca vai muito além da rede de contatos real.
Por conta desse novo fenômeno, é importante que as marcas estejam atentas para atender bem os clientes, e respondê-los quando necessário. Por exemplo: em caso de problema com um consumidor, em vez de se esconder, vale mais a pena respondê-lo com uma solução. Dessa forma, a empresa manterá a imagem e poderá até expandir o público.
Foto Destaque: Canva Studio em Pexels
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