A bulimia é um grave transtorno alimentar que gera compulsão e, em seguida, ações que tentam evitar o ganho de peso.
Por exemplo, uma pessoa com bulimia come quantidades exacerbadas e, logo em seguida, força o vômito com a tentativa de não engordar, ou compensa através de comportamentos excessivos relacionados aos exercícios físicos.
Essa atitude pode impactar negativamente o corpo humano, até mesmo a saúde bucal. Para saber mais sobre esse tema, preparamos um conteúdo completo para você. Boa leitura!
O que é bulimia?
Como citamos anteriormente, a bulimia é um transtorno alimentar considerado grave e pode causar grandes danos à saúde do indivíduo.
O problema é caracterizado pelo consumo excessivo de alimentos, seguido de comportamento “compensatório” por medo do ganho de peso, o que faz com que o paciente induza vômitos e diarreia, ou exercícios físicos incessantes.
Entende-se que esses transtornos estão relacionados à psicose e devem ser adequadamente diagnosticados precocemente por profissionais de saúde mental (psicólogos e psiquiatras), assim reduzindo seu risco.
Em casos mais graves, gastroenterologistas, otorrinolaringologistas e até profissionais de saúde mental podem identificar os sintomas.
Possíveis causas da bulimia
Uma das principais causas da bulimia é o culto ao corpo, principalmente ao corpo magro. No entanto, ainda podemos citar alterações de humor, autoestima, ansiedade e falta de autocontrole.
A bulimia afeta a saúde das pessoas independentemente do sexo, vulnerabilidade emocional, uso de medicamentos e depressão. No entanto, este conceito pode ser estendido.
Dependendo do tipo de estresse psicológico aplicado ao longo da vida, uma pessoa pode eventualmente desenvolver compulsões relacionadas à comida e buscar formas de “compensação” como resultado.
Sintomas de bulimia
Pessoas com bulimia podem apresentar sintomas relacionados ao trato gastrointestinal, como:
- Refluxo;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Azia.
No entanto, à medida que a condição piora, estas pessoas podem perder peso, apresentar desnutrição, perda de cabelo, unhas enfraquecidas e, finalmente, apatia extrema aos próprios problemas e de terceiros.
Para casos mais graves, pacientes não tratados podem apresentar perda dentária – tratada em uma clínica odontológica -, osteopenia, osteoporose, alterações cardíacas, alterações de humor, ansiedade e baixa autoestima.
Tratamento recomendado para bulimia
Os tratamentos primários incluem psicoterapia, monitoramento domiciliar e medicação. A bulimia é curável e recaídas podem ocorrer, mas o tratamento e o acompanhamento geralmente são eficazes.
A ideia de que esses sinais podem ser percebidos no comportamento e na aparência é reforçada, mas requer um diagnóstico adequado por um profissional de saúde.
Como os distúrbios alimentares prejudicam a saúde bucal
Embora muitas pessoas não saibam, a bulimia pode causar muitos problemas para a saúde bucal. Por exemplo, o desgaste dentário é um dos problemas, que ocorre quando o paciente tem o hábito de regurgitar frequentemente.
O desgaste causado pela bulimia faz com que os dentes percam gradualmente o volume e assim se tornem mais fracos. Devido à fragilidade, as chances de os dentes quebrarem ou racharem são muito maiores.
Além disso, podemos dizer que o ácido é benéfico para o aparecimento da cárie dentária. Por isso, é importante procurar por um dentista endodontia e pedir por uma avaliação total da arcada dentária.
Outros problemas como inflamação das glândulas salivares e boca seca são muito comuns em pessoas diagnosticadas com bulimia.
As deficiências nutricionais também podem prejudicar a saúde bucal, portanto, os dentistas devem trabalhar com outros especialistas.
É válido dizer que, esta doença pode atingir muitos jovens e crianças e, o acompanhamento com um dentista para criança é fundamental para cuidar dos dentes dos pequenos.
Importância da saúde bucal para pessoas com bulimia
Os cuidados com a saúde bucal são essenciais, pois os problemas dentários muitas vezes comprometem a saúde física.
No entanto, ainda existem pacientes que negligenciam sua saúde e negligenciam os cuidados pessoais.
Como resultado, ainda é comum encontrar pacientes com queixas de dor e complicações devido à má higiene bucal em uma clínica de odontologia.
Os problemas bucais mais comuns incluem cárie dentária, gengivite, periodontite, tratamento de canal e até mesmo perda de dentes.
Quando um paciente negligencia a saúde de seus dentes, ele pode danificar todo o seu corpo por a boca ser uma porta de entrada para todos os tipos de bactérias.
Para evitar uma lesão tão grande, basta cuidar adequadamente da sua saúde bucal e fazer o acompanhamento.
E, para pessoas com bulimia, não se difere, ao ter grandes impactos em seu corpo, a saúde bucal pode ser prejudicada. É exatamente por isso que, além de cuidar da mente, também é fundamental cuidar da boca e garantir um sorriso saudável.
Consulte-se regularmente
Embora um dentista não possa tratar efetivamente a bulimia, ele faz parte de uma equipe médica interdisciplinar que trata e acompanha os pacientes até a alta.
No entanto, é importante ressaltar que cada paciente é único. Os especialistas devem avaliar os casos individualmente.
Além disso, especialistas acompanham o paciente durante o tratamento, pois são necessárias consultas regulares mesmo após a alta.
Lembre-se: não importa a idade da pessoa, o ideal é que o acompanhamento seja feito desde a primeira consulta com o dentista de criança até o fim da vida.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
Foto Destaque: Freepik/Banco de imagens
0 comentários