» Início » Notícias » Produção de chocolate aumenta em 44% no Brasil e alavanca consumo em casa

Produção de chocolate aumenta em 44% no Brasil e alavanca consumo em casa

por | jul 11, 2022 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A paixão do brasileiro por chocolate só aumentou entre 2020 e 2021, sobretudo para quem gosta de consumir essa iguaria em casa. Um artigo recente mostrou que a produção nacional bateu recorde e ultrapassou a marca das 510 mil toneladas nos últimos meses. Isso não só alavancou a exportação de cacau, rendendo milhões para o setor, como também aumentou o consumo por aqui. Empresas como a Lacta e a Nestlé viram as vendas aumentarem, e projetam números ainda melhores para os próximos meses.

Entre janeiro e dezembro do ano passado, segundo levantamento feito de maneira exclusiva pela Betway, site de roleta online, houve um crescimento de 44% na produção de chocolate em todo o Brasil. Calcula-se que foram 511 mil toneladas produzidas neste período, algo que consolidou a tendência de alta do setor. Esse número não é uma surpresa, pois faz parte de um crescimento no consumo interno de chocolate, com foco em algumas marcas em específico.

Por exemplo, aqui no Sudeste, a Lacta aparece como a empresa favorita dos amantes de cacau. Cerca de 36% do público escolhe algum produto dela, sobretudo o Bis, que tem 27% do mercado nacional e 36% do público na região de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Ou seja, estamos falando de uma forte presença no mercado, que acaba sendo mais lucrativa com essa alta no consumo. Os lucros só devem aumentar no futuro, caso continue assim.

A prova disso é o consumo em casa, que teve um salto de 27% e virou a preferência de 58% das pessoas que não dispensam um chocolate em algum momento do dia. Uma notícia interessante para as diversas marcas disponíveis no mercado, desde a Nestlé até a Milka. Afinal, tudo isso mostra que a busca por produtos deve crescer nos próximos meses, e as vendas vão aumentar. A disputa pela liderança no setor, que hoje é da Lacta, deve ficar ainda mais intensa.

Cultura de consumo no Brasil

Além desse levantamento, a equipe do blog Betway Insider também realizou uma pesquisa online para entender melhor o comportamento do brasileiro com o consumo de chocolate. Os dados mostraram, por exemplo, que a maioria das pessoas não consome esse doce diariamente. Na verdade, cerca de 53% prefere consumir apenas uma vez por semana. Algo positivo que mostra uma alimentação mais balanceada e saudável na rotina.

Outro aspecto interessante é o momento de comer. Para 66% dos entrevistados, a hora perfeita de fazer isso é depois de alguma refeição, usando o chocolate como uma sobremesa. Cerca de 21% das pessoas preferem comer entre as refeições, como uma espécie de lanche e petisco. Isso não causa muita surpresa, pois é comum ver pessoas em busca de um café e um chocolate logo depois de um almoço.

No quesito sabor, o brasileiro ainda é fã do chocolate ao leite. Mais da metade das pessoas entrevistadas o escolheram como favorito. Entretanto, em algumas regiões, como no Centro-Oeste e no Norte, é o meio amargo que surge como o mais buscado e consumido pelas pessoas. Esse é um sabor que costuma ser mais saudável, mostrando uma alimentação ainda mais cuidada nessas duas regiões.

Produção em alta

A região Norte do país tem conhecimento para falar de chocolate, pois é onde se concentra a maior produção do Brasil. No Pará, são mais de 144 mil toneladas de cacau por ano que passam nas fábricas. Uma vantagem considerável para a segunda região que mais se destaca neste quesito, a Bahia com 106 mil toneladas. Tudo isso coloca o nosso país como um dos maiores produtores do mundo.

Isso mostra que chocolate é algo que nós entendemos, sobretudo para o consumo. Empresas como a Lacta e a Nestlé, que citamos anteriormente, conseguem ver isso com excelentes números nas vendas. Produtos como o Bis, o Ouro Branco e o Sonho de Valsa não vão sair de moda tão cedo. É um comportamento do brasileiro, um verdadeiro amante do chocolate.

A produção nos últimos dois anos cresceu de maneira constante, e deve continuar assim no futuro. Um mercado que rende milhões de dólares todos os anos, inclusive com potencial de continuar quebrando recordes de safra no futuro. É o Brasil se destacando com esse produto gostoso e com grande potencial.

 

Foto Destaque: Unsplash/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *