Você provavelmente já ouviu falar em marketing, uma ferramenta indispensável para divulgar adequadamente sua agência. No que diz respeito ao marketing gastronômico, a estratégia é voltada para o mercado de alimentos e este é um nicho enorme com uma forte curva ascendente de empregos que está apenas começando a ser descoberto.
No entanto, a execução de uma campanha de marketing de alimentos eficaz requer prática no campo do marketing e uma compreensão do gerenciamento e das operações do restaurante.
Para conseguir bons resultados, é preciso ter sim, uma boa especialização em um curso gestão de marketing e vendas, mas também, conhecer com profundidade a área alimentícia e suas possibilidades.
Criamos esta matéria como um guia de boas práticas em marketing de alimentos. Continue lendo!
Estratégias para marketing gastronômico
1 – Participe de eventos locais
Seu restaurante precisa ser visto e sua comida precisa ser servida para que os clientes possam entender a relação custo-benefício de entrar em suas instalações.
Por isso, é tão importante participar de eventos locais que estejam diretamente relacionados ao público-alvo da sua empresa (persona).
Nestas atrações, você pode criar um pequeno menu para vender os pratos (entrada, prato principal e, quem sabe, sobremesa) de maneira combinada ou vendê-los individualmente.
Os prazos de entrega são importantes porque, na maioria dos eventos, há tantas atrações que as pessoas não querem gastar muito tempo esperando para comer – a menos, é claro, que seja uma extravagância culinária!
Nesse caso, a estratégia de vendas deve incluir uma análise do tempo médio de entrega de outros restaurantes.
Portanto, pesquise sobre os eventos em sua região e veja quais que tenham a ver com o tipo de alimento que você trabalha.
Por exemplo, se houver um workshop ou feira de negócios para alunos de um curso de gestão de recursos humanos e você trabalhar com buffet, é uma ótima oportunidade de oferecer um café da manhã ou lanche da tarde.
2 – Use a segmentação geográfica para captar novos clientes
Verifique se o seu restaurante existe nos principais aplicativos de alimentação. Confirme a localização e reivindique a propriedade. Essa estratégia ajuda a atrair clientes.
Dessa maneira, seja presencialmente ou por delivery, será possível ter uma boa clientela e, assim, continuar lucrando.
Capriche na identidade visual e na descrição em seu cardápio digital. Além disso, certifique-se de que as fotos são as melhores possíveis, pois à distância, a imagem tem grande influência.
3 – Detalhe em seus anúncios internos
Ainda sobre a identidade visual, é preciso que o seu restaurante tenha um folder com as informações mais relevantes para sua marca, como:
- Cores da marca;
- Logotipos ou marcas d’água;
- Missão;
- Visão;
- Valores, etc.
Ao anunciar em suas instalações, você deve cumprir este manual. Seja detalhista e certifique-se de que tudo corresponda à mensagem que seu restaurante deseja transmitir.
Por exemplo, um aspecto que deve ser sempre atualizado é o menu. Menus sujos, longos e intratáveis são inaceitáveis nas mãos dos clientes.
Crie um cardápio moderno, destaque promoções e use roupas inovadoras que ecoem a identidade visual do restaurante.
Dependendo do seu público, considere conectar um menu digital ou dar aos garçons um aplicativo para tablet ou telefone para substituir os comandos antigos.
4 – Concentre-se no bom relacionamento com o cliente
Atender bem os clientes não é o diferencial da sua agência, é dever do seu funcionário. Sem atendimento, não há público, não há demandas e consequentemente, não há lucros.
Essa corrente precisa ficar clara para sua equipe, não como forma de pressão ou constrangimento, mas como incentivo para trabalhar melhor.
Atender e construir um bom relacionamento com os clientes é um processo de marketing que combina o online e o offline.
Caso você precise de um aprimoramento na forma em que conversa com o seu time, procure por uma especialização em gestão de pessoas EAD.
5 – Integre o marketing digital gastronômico em suas lojas físicas
Anunciar promoções e divulgar seus valores nas mídias sociais são uma ótima ferramenta para atrair mais clientes. No entanto, os clientes precisam encontrar exatamente o que você promete em seu restaurante.
Se o prato estiver em promoção, não deverão faltar ingredientes para fazê-lo. Se estiver mostrando uma foto de uma mesa especial iluminada com velas amarelas, a mesa deve estar lá e as velas devem ser amarelas.
Qual a importância da gestão financeira do restaurante?
Ter uma boa gestão financeira significa assumir o controle do seu restaurante e também, ter mais disponibilidade para ações de marketing.
Conhecer a saúde e a saúde financeira do seu negócio e saber diagnosticar possíveis falhas ou fontes de obstáculos futuros.
Por exemplo, um restaurante com uma equipe de finanças bem estabelecida – com profissionais formados em um curso de gestão financeira EAD (ou presencial) -, consegue fazer com que o rendimento seja eficaz para planejar o futuro.
Dando um passo adiante, dá para entender até quanto dinheiro entrou no negócio, quanto ficou, de onde veio e para onde foi – um dos debates mais relevantes para os negócios.
Controlar seu fluxo de caixa é o mesmo que manter suas finanças. É a base de todas as atividades da indústria e, se não for controlada, afetará outras atividades.
Além disso, mantê-lo organizado e atualizado garante que sua empresa obtenha todos os benefícios do gerenciamento simplificado, da mesma maneira feita a gestão financeira startup e outras áreas de atuação.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.
Foto Destaque: Freepik/Banco de imagens
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