A produção de alimentos é uma atividade que exige capacidades e habilidades específicas, afinal, o profissional da área atua diretamente no preparo de pratos dos mais diversificados tipos. As possibilidades englobam desde frutos do mar, até doces, o que viabiliza um leque de alternativas para os profissionais da área da gastronomia.
Além das opções descritas, o profissional da área também pode atuar em atividades industriais, acompanhando o processo produtivo, garantindo a segurança e conservação alimentar, entre outras atribuições relacionadas ao setor.
Em busca de desenvolver as competências intrínsecas para as funções, os profissionais da área optam por diferentes formatos de cursos e formações – tanto na área de Gastronomia, como na área de Alimentos. Entre os principais, os cursos de nível livre e técnico se destacam por duas características: as formações livres e técnicas possuem curta duração e permitem, aos estudantes, uma rápida inserção no mercado de trabalho.
Os estudantes que buscam outras formas de ingresso neste vasto mercado, também podem optar pela realização de um curso de nível superior, englobando o bacharelado, tecnólogo e pós-graduação. Tais opções contam com uma duração ampla, se comparado às formações de nível livre e técnico, além de possuir embasamento teórico e prático no conteúdo disciplinar.
Se você deseja conhecer mais sobre os principais cursos superiores na área, além de conferir as possibilidades de ingresso, a Quero Bolsa, em parceria com o Sabor à Vida, lista, a seguir, 4 cursos superiores para atuar na área gastronômica.
Gastronomia
O curso de Gastronomia se destaca como uma das principais alternativas para estudantes que buscam aprimorar seus conhecimentos gastronômicos. A formação possui duração média de dois a quatro anos, período no qual o aluno poderá realizar seus estudos em diferentes graus de ensino, como o bacharelado (com ênfase teórica e prática) e tecnólogo (com foco no conhecimento prático e mercado de trabalho).
Durante a realização da graduação, o estudante compreenderá conceitos do manuseio e preparo de alimentos, segurança alimentar, além da legislação e processos industriais ligados à produção alimentícia.
O curso de Gastronomia aborda, em sua grade curricular, temáticas que envolvem as diferentes possibilidades de cardápio, desde bebidas até pratos vegetarianos. Confira algumas das disciplinas presentes no curso:
- Cozinha Fria
- Estrutura e Funcionamento da Cozinha
- Estudo das Bebidas
- Gastronomia Regional Brasileira
- História da Alimentação
- Nutrição e Segurança dos Alimentos
- Panificação
- Técnicas de Cozinha Profissional
Vale destacar que a grade curricular pode variar de acordo com a instituição de ensino superior. De acordo o Guia da Faculdade, avaliação de cursos de graduação da Quero Educação em parceria com o Estadão, mais de 240 cursos foram cadastrados na pesquisa realizada anualmente. Alguns cursos, inclusive, foram avaliados com três ou quatro estrelas (em escala de até cinco estrelas) na edição de 2021.
Nutrição
Se você deseja compreender as questões que englobam uma alimentação saudável, de forma aprofundada, o curso de Nutrição pode ser uma boa alternativa. A formação aborda conteúdos que qualificam o estudante para prescrever dietas e supervisionar a produção de alimentos, além de preparar alimentos que atendam à necessidade nutritiva de seus clientes.
O nutricionista pode atuar em diferentes setores ligados à saúde, como hospitais e postos de saúde. Além disso, o profissional também pode exercer suas atribuições em restaurantes e demais centros gastronômicos.
O curso de Nutrição possui duração média de quatro anos, sendo amplamente ofertado em nível de bacharelado. Confira algumas das disciplinas presentes na formação:
- Educação Alimentar e Nutricional
- Avaliação Nutricional
- Anatomia Humana Geral
- Bioquímica
- Farmacologia
- Nutrição em Saúde Pública
- Patologia Humana
Engenharia de Alimentos
Possuindo um enfoque diferente dos demais apresentados, o curso de Engenharia de Alimentos visa capacitar o estudante na assimilação de conceitos relacionados à conservação de alimentos, industrialização, processos de produção, componentes presentes, entre outros fatores relacionados.
O estudante poderá, após a conclusão da graduação na área, atuar em indústrias alimentícias, produzindo alimentos, garantindo sua qualidade e proporção correta de componentes.
O curso de Engenharia de Alimentos possui duração média de cinco anos. Durante os dois anos iniciais, o estudante contemplará disciplinas ligadas à matemática e cálculo, presente nos diversos ramos da engenharia. Durante os anos posteriores, o aluno compreenderá as temáticas específicas do curso.
Confira algumas das disciplinas presentes na graduação em Engenharia de Alimentos:
- Processos de Conversão de Biomassa
- Processos Tecnológicos: Carne e Derivados
- Processos da Indústria de Alimentos
- Introdução à Cadeia de Alimentos e Bioprodutos
- Instalações Industriais para Engenharia de Alimentos
- Bioquímica Experimental dos Alimentos
Da mesma forma como na graduação em Gastronomia, as disciplinas do curso de Engenharia de Alimentos podem variar de acordo com a instituição de ensino em questão.
Alimentos
O curso de Alimentos é ofertado em nível tecnólogo, possuindo uma duração menor se comparado aos demais cursos apresentados. Nesse sentido, a formação apresenta, em média, duração de três anos, período no qual o estudante compreenderá conceitos da preparação, conservação, distribuição e demais processos da produção alimentícia.
Após a conclusão do curso, o estudante poderá atuar em indústrias, supervisionando o preparo de alimentos, garantindo sua conservação e desenvolvendo novas pesquisas na área. Além disso, o profissional também poderá atuar em restaurantes e cozinhas, garantindo a correta preparação dos alimentos.
Confira algumas das disciplinas presentes no curso tecnólogo de Alimentos:
- Tecnologia de Carnes de Aves
- Tecnologia de Bebidas
- Segurança Alimentar
- Produtos Lácteos e Fermentados
- Tecnologia de Carnes de Bovinos e Suínos
- Tecnologia de Grãos e Cereais
Qual curso escolher?
Se você se interessou pelos cursos listados acima e deseja ingressar no ensino superior, porém ainda está indeciso sobre qual é a área ideal para você, não se preocupe! O Teste Vocacional da Quero Bolsa pode te ajudar a escolher a formação que mais se adeque ao seu perfil.
O teste é realizado com base na Teoria das Inteligências Múltiplas do Psicólogo Howard Gardner. Desse modo, por meio de uma série de perguntas, as competências do estudante são relacionadas aos cursos correspondentes. Não deixe de conferir!
Foto Destaque: Depositphotos/Banco de imagens
0 comentários