O Grupo Mixta, maior consultoria de alimentos e bebidas do sul do Brasil, surgiu em 2020. Na época, o setor vivia um dos períodos mais conturbados de sua história. Por isso, a empresa visava auxiliar empresários a colocar em prática planos de contingência e gestão de crise. Passado o auge da pandemia, a atuação expandiu, com o intuito de guiar o sucesso de bares e restaurantes, desde o estudo de viabilidade do negócio até a abertura ao público. Então, inaugurou em Porto Alegre a Casa Mixta, com um Hub de negócios e um conceito inovador. Isso para levar qualificação aos profissionais e fomentar o desenvolvimento da área. Assim, ao completar três anos no mercado, o Grupo Mixta celebra a marca de 60 consultorias realizadas no país.
Muito além de conscientizar os empreendedores sobre a importância de uma gestão eficiente, a empresa se envolve em todo o conceito e a experiência que será proporcionada aos clientes. Nesse sentido, entrega uma metodologia validada em anos de vivência em operações gastronômicas pelo Brasil. Oportunizando assim, aos gestores e suas equipes, todas as ferramentas e treinamentos necessários para um serviço de alto padrão.
Contudo, nos últimos três anos, dezenas de negócios do setor contaram com os serviços do Grupo Mixta. Atuando em 10 cidades nos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Aliás, entre os cases de sucesso, destacam-se marcas já consagradas para o público: Dry Moments & Drinks, Pampa Burger, Leiteria 639, Ruta Asado y Bar, Pátio, Vigga Bar, A Gueixa Sushi, Dante Méditerranée, Rolo 339, Peixe ao Cubo, Atlanta Bar, Wills Bar, Karatemaki Garden, Irmãos Ferraro, Kampeki Sushi, entre outras.
Da sala de estar à Casa Mixta
O Grupo Mixta é fruto dos 20 anos de jornada de seu gestor e CEO, Renato Mussa, bartender que liderou diversas equipes em São Paulo. Em 2018, mudou-se para Porto Alegre por enxergar a oportunidade de expandir um mercado que ainda engatinhava na região. Então, com sua bagagem, potencializou a visibilidade e a demanda dos drinks nas noites do sul. Como bartender e mixologista, contribuiu sendo consultor de marcas renomadas no país, como Gael Cozinha Mestiça (São Paulo), Sushito Experience (Porto Alegre), Hai Sushi (Novo Hamburgo), Tasca 81 (Porto Alegre), Quintino (Passo Fundo), Takêdo Sushi (Porto Alegre), entre outros.
Foi em meio ao caos que a pandemia gerou nos bares e restaurantes que o casal Renato Mussa e Hellena Aguiar decidiu abrir a empresa de consultoria para fortalecer o setor.
“A Mixta nasceu na nossa sala de estar de casa, com uma porta em cima de dois cavaletes servindo como mesa”, relembra Mussa.
Assim, ao se posicionar com firmeza para guiar a área em um momento difícil, a empresa alavancou seus negócios. Sobretudo, em sintonia com todos que ela impactava em seu caminho no meio gastronômico. Logo, em apenas seis meses já se fez necessária a primeira mudança, rumo a um escritório que comportasse todo time de consultoria. E, em três anos, saía do papel o sonho da Casa Mixta, um hub de soluções para o setor, com uma estrutura à frente de seu tempo. De acordo com Mussa, a sede vem para coroar todos os pilares do grupo: gastronomia, mixologia, hospitalidade, gestão e comunicação.
A Casa Mixta
Inaugurada em junho de 2022, a sede da Casa Mixta fica localizada no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. Para sair do papel, recebeu um aporte de mais de R$ 300 mil reais em equipamentos e infraestrutura. Tendo seu projeto assinado pela Essenza Arquitetura, o espaço traduz toda autenticidade e inovação do grupo. Proporcionando aconchego ao mesmo tempo em que estimula a criatividade e aguça os sentidos de quem entra no ambiente.
O local é um ponto de encontro para workshops de drinks, cursos de bartender e eventos com clientes e profissionais. Desse modo, o lançamento da Casa Mixta representa um marco para o setor gastronômico do Rio Grande do Sul. Principalmente para o desenvolvimento de mixologistas e bartenders neste mercado em ascensão.
Além da consultoria, atualmente o grupo engloba o serviço da Mixta Fun, focado em levar o melhor da alta coquetelaria clássica e contemporânea para eventos em geral. Com um atrativo conceito de “zero filas” para os clientes, os bares da Mixta Fun criam e executam cartas de drinks saborosos com agilidade. Sem deixar de lado a qualidade e a inovação, tudo em apenas alguns segundos. Lançada no segundo semestre deste ano, a estreia da divisão de eventos da Mixta ocorreu durante a Expointer 2022, em Esteio. E segue presente em cada vez mais encontros corporativos, como nos lançamentos de novos empreendimentos da Melnick e no Happy Hour do Instituto Caldeira.
Já com o Diga Mixta, oferece uma equipe especializada na comunicação estratégica da gastronomia. O objetivo é construir narrativas que reforcem a essência das marcas no meio digital – desde o branding, passando pela fotografia dos produtos até o planejamento das mídias sociais e as parcerias com influenciadores digitais. Assim, com a força de cada um de seus núcleos, o Grupo Mixta entrega soluções para negócios gastronômicos de ponta a ponta.
Foto Destaque: Divulgação
0 comentários