Nos fundos de uma galeria escondida no centro de Curitiba, capital do Paraná, fica o charmoso Madá Pizza & Vinho. Longe das ruas com grande aglomeração, sem placa de sinalização ou qualquer indicativo de que há um restaurante no local. Assim, a pizzaria napolitana criada pelo badalado chef Beto Madalosso e seu sócio Renan Vargas, funciona todas as noites em um espaço logo atrás de uma loja de roupas.
Apesar da localização curiosa e até então pouco viável para um empreendimento de sucesso, o Madá conquistou os curitibanos. Isso porque traz um conceito rústico e “anti-restaurante”, também chamado de restaurante secreto, aliado à uma gastronomia impecável. Desse modo, a pizzaria que nasceu em espaço duvidoso é hoje considerada a melhor da cidade.
Ademais, o espaço oferece um ambiente intimista e aconchegante, totalmente remodelado nos moldes “faça você mesmo”, com luz baixa e paredes de tijolo à vista. O sucesso é tanto que a casa em Curitiba atende, mensalmente, mais de 3 mil clientes, mesmo com espaço reduzido de mesas e cadeiras.
“O Madá nasceu como uma trattoria no estilo economia colaborativa: com mobiliário usado e espaço dividido com outras lojas. Um novo conceito de empreendimento, focado 100% na experiência e na gastronomia de qualidade”, explica o chef Beto Madalosso.
O profissional ainda destaca que quando o tempo permite, o ambiente externo oferece uma opção extra para curtir a noite. Pois o cenário do restaurante inclui lareira, muros com plantas e parreiras, além de música de estilo alternativo e dos aviões que ficam na rota.
As melhores pizzas de Curitiba
Hoje, três anos após sua abertura, o ambiente charmoso não é mais o único diferencial da casa. Isso por causa das pizzas do Madá, que são consideradas as melhores da capital paranaense. Para isso, elas contam com massa de fermentação natural e receita idêntica às encontradas na Itália. Além disso, sua cozinha usa ingredientes secos e não perecíveis importados do “país da bota”. Entre eles, destaque para a farinha da marca Petra, que é mais proteica, possui mais fibras e uma coloração acinzentada.
“Todas as nossas pizzas são produzidas artesanalmente. Elas passam 48h fermentando de forma natural, em seguida são abertas manualmente e delicadamente recheadas, para então serem levadas ao forno, também importado da Itália, à uma temperatura de 400ºC. Quando a borda começa a chamuscar, significa que está pronta”, comenta o chef.
Nesse sentido, um dos destaques do cardápio do Madá é a Margherita DOP. A sigla, que significa Denominação de Origem Protegida, refere-se a uma certificação da União Europeia que garante a origem e a tradição dos ingredientes. Assim, cada ingrediente vem de uma região específica, escolhida a dedo por conta de seu terroir. O tomate, por exemplo, é importado da região de San Marzano, na Itália.
Produzido em solo vulcânico, o resultado é uma variedade menos aquosa, mais doce e suculenta. Assim, os tomates são safrados, chegam em latas numeradas e, na pizza, vira um molho crudívoro saboroso, batido apenas com sal. Já a muçarela é do tipo fior di latte, produzida pela Mozzarellart, principal casa de queijos legítimos italianos de Curitiba. Seu trunfo está na cremosidade, no forte sabor de leite e no frescor do produto artesanal.
Diferentemente da pizza tradicional da casa, que leva ainda grana padano, a DOP recebe um ingrediente todo especial. Trata-se do parmigiano-reggiano, um parmesão tradicionalíssimo, importado com 24 meses de cura. Para finalizar, azeite de oliva da Úmbria, que é uma das principais regiões produtoras de azeite da Itália. De sabor potente e levemente picante, ele é acrescentado apenas depois que a pizza sai do forno. Isso para que não sofra com as altas temperaturas.
Outros destaques da casa
Contudo, o menu da pizzaria também conta com outros destaques em seu menu, como as pizzas Caprese, preparada com molho de tomates, muçarela, azeitonas pretas, pesto de manjericão, tomates frescos e manjericão fresco; e a Portogallo, uma releitura da famosa Portuguesa, que leva molho de tomates, muçarela, ovo com gema mole, presunto cru, cebola roxa, azeitonas pretas e orégano.
Além disso, para quem aprecia boas massas, a casa oferece ainda diversos preparos como manda a tradição italiana. Entre eles, o Fettuccine Genovese, com carne cozida em baixa temperatura, por volta de 6 horas de cocção, e massa fresca; e o Spathetti Alla Carbonara, com creme de gemas, queijo pecorino, pancetta e pimenta preta.
Serviço
Madá Pizza & Vinho
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1230, Centro – Curitiba (PR)
Horário: Segunda a segunda, das 18h30 às 23h
Foto Destaque: Divulgação
0 comentários