Uma notícia surpreendeu e movimentou o universo gastronômico no início de janeiro. Isso porque o melhor restaurante do mundo, o dinamarquês Noma, anunciou que vai fechar as portas. O intuito da casa, comandada pelo chef René Redzepi, é encerrar as atividades regulares no inverno de 2024. Como uma “bomba”, a informação gerou muitos questionamentos, uma vez que a casa é premiada e reconhecida internacionalmente. Inclusive, foi vencedora do ranking The World’s 50 Best Restaurants, por diversas vezes. Mas então, qual será o motivo?
De acordo com o chef Redzepi, problemas financeiros causaram a decisão. Em entrevista para o The New York Times, ele contou que não é mais possível seguir os trabalhos espetaculares com a mesma qualidade. Nem remunerar seus funcionários de forma justa e, ao mesmo tempo oferecer aos clientes um preço razoável. Isso mesmo tendo menus a partir de R$ 2,7 mil. O profissional também relatou que toda a indústria da gastronomia precisa ser repensada.
Contudo, para os fãs do Noma, nem tudo está perdido. O aclamado trabalho da casa deverá retornar, posteriormente, com um novo conceito. Isso é o que afirma o comunicado divulgado por toda a equipe no perfil oficial no Instagram.
“O inverno de 2024 será a última temporada do Noma como o conhecemos. Estamos começando um novo capítulo; Noma 3.0“, compartilhou o restaurante num trecho da mensagem.
O Futuro
A ideia é que em 2025, o espaço onde hoje os clientes são atendidos, se transforme em um laboratório gigante. Em outras palavras, numa cozinha de teste pioneira, dedicada ao trabalho de inovação alimentar e ao desenvolvimento de novos sabores.
Assim, os frutos serão divulgados em eventos especiais, temporadas ou viagens pelo mundo, em pop-up globais (restaurante que funcionará por um tempo limitado). Será que o Brasil vai ser um dos destinos? Tomara! Nesse sentido, já há a intenção de fazer uma temporada em Copenhague, sua terra natal.
“Servir os hóspedes ainda fará parte de quem somos, mas ser um restaurante não nos definirá mais. Em vez disso, muito do nosso tempo será gasto na exploração de novos projetos e no desenvolvimento de muito mais ideias e produtos”, afirma o comunicado na mídia social.
Dessa forma, o premiado restaurante seguirá servindo o melhor da gastronomia e encantando o mundo todo. Porém, não mais como é atualmente. Sua marca se transformará, para seguir sendo Noma.
Noma Projects
Enquanto a grande mudança não ocorre, os fãs da cozinha criativa da casa podem ter acesso a essa experiência por meio do Noma Projects. A plataforma, lançada na primavera de 2022, compartilha as inovações do restaurante de novas maneiras. Clique aqui e confira os produtos ofertados!
“Neste novo capítulo, a Noma Projects desempenhará um papel essencial para o desenvolvimento de nossa organização, canalizando os últimos 20 anos de P&D na Noma em uma variedade de projetos, produtos e novos sabores”, explica no comunicado a equipe.
Portanto, o melhor restaurante do mundo vai seguir fazendo o que fez nos últimos 20 anos: aprender para crescer! Sobretudo seguindo suas raízes de explorar o mundo natural, para surpreender quem tem a oportunidade de saborear seus pratos. E assim, deixa o convite para uma nova jornada.
Foto Destaque: Divulgação/Facebook Noma
0 comentários