Não apenas aliada a uma boa performance, a alimentação saudável e equilibrada também auxilia na promoção da saúde. Isso porque reduz os riscos de doenças e outros problemas gerados por uma dieta insustentável. Nesse sentido, os alimentos funcionais são imprescindíveis, pois são capazes de reduzir a possibilidade dessas doenças crônicas.
Vale ressaltar que, uma vez ingeridos com disciplina e acompanhamento, diversos alimentos preventivos estão disponíveis no cotidiano, e contribuem trazendo mais qualidade de vida e bem-estar ao indivíduo. Por isso, é importante realizar todas as refeições e explorar o valor de cada alimento. Mas você sabe quais são eles e como encaixá-los na rotina diária? Confira abaixo:
Café da manhã
No café da manhã, sobretudo, pode ser um bom momento para explorar as frutas que são ricas em antioxidantes. Essas substâncias protegem as células do organismo contra os danos causados por radicais livres, que nada mais são que moléculas prejudiciais, cujo controle, às vezes, independe do indivíduo. Isso porque sua produção ocorre por fatores como exposição ao sol, poluição do ar, entre outros agentes externos.
Assim, exemplos de alimentos que possuem antioxidantes são mirtilos, morangos e algumas sementes como linhaça, granola ou chia. Por outro lado, deve-se evitar consumir nesse momento do dia alimentos ricos em açúcar refinado e outras vitaminas saturadas, pois eles podem elevar o nível de açúcar no sangue e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de doenças crônicas.
Almoço
Já no almoço, é importante considerar legumes e verduras coloridos, porque a variedade de elementos no prato proporciona uma maior variedade de ingestão de nutrientes. E essas substâncias são imprescindíveis ao bom funcionamento do corpo, bem como na redução de doenças de modo geral, não apenas crônicas. Então, traga mais cor às refeições!
Diferentes alimentos também proporcionam diferentes opções de vitaminas e nutrientes. Por exemplo, o brócolis é rico em vitamina K, ferro e cálcio, enquanto a cenoura e a abóbora são ricas em vitamina A. Mas quando o assunto é carboidratos e fibras, destacam-se os grãos integrais como arroz integral e quinoa, que ajudam ainda na regulação do açúcar no sangue.
Jantar
Considerando que o jantar ocorre no período da noite, além da dieta equilibrada, é preciso se preocupar também em não sobrecarregar o organismo. Ou seja, nesse momento nada de ingerir alimentos ricos em gorduras ou pesados demais, uma vez que são mais difíceis de serem digeridos e podem acarretar até mesmo em dificuldades para dormir.
Desse modo, o ideal é incluir proteínas magras, como peixe, frango e ovos, e inserir até mesmo uma variedade de saladas no prato. Ademais, vale conhecer e consumir os vegetais chamados crucíferos, como couve-flor, que é rico em compostos sulfurados, que podem contribuir para a diminuição do risco de doenças cardíacas.
Enfim, pensar em uma alimentação saudável também requer conexão com a rotina. Sendo assim, os alimentos precisam ser de fácil acesso e também de fácil manuseio, tendo em vista o cotidiano. Fora que a ingestão desses alimentos, além de promover a saúde, pode ajudar o indivíduo a alcançar objetivos estéticos, aliando-a a complementação com suplementos como o whey protein, por exemplo, sem deixar a prática de exercícios físicos regulares.
Foto Destaque: iStock
0 comentários