Encontrar um brasileiro que não goste de bolo é uma missão difícil. Por aqui esse doce é bastante popular, faz parte da cultura nacional e assim, da memória afetiva da população. Afinal, não dá para imaginar um aniversário ou casamento sem essa delícia como destaque. Para se ter uma ideia de que essa relação é autêntica, um levantamento divulgado pelo Google mostra que o Brasil é o segundo no mundo que mais pesquisa pela palavra “bolo” na plataforma desde 2004.
De acordo com a ferramenta de busca, o país fica atrás somente da Bósnia e Herzegovina, localizada no sudeste da Europa. E os tipos mais procurados são o de cenoura, chocolate, milho, banana, laranja, fubá, bolo redondo, de caneca e airfryer. Que tal, então, aprender a fazer versões dos 3 tipos mais buscados? Veja abaixo:
1 – Bolo Vegano de Cenoura com pistache e castanha
Ingredientes
Massa:
3 cenouras médias
1 laranja (suco)
½ copo de óleo de girassol
3 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de leite de coco
½ xícara de castanha de caju picada
½ xícara de pistache picado
1 colher de sopa de fermento em pó
Merengue:
¾ xícara de água do cozimento do grão de bico
½ xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de vinagre de maçã
1 colher de sopa de essência de baunilha
Decoração:
½ xícara de pistache picado
½ xícara de castanha de caju picada
Modo de Preparo
Massa: Antes de mais nada, bata no liquidificador todos os ingredientes líquidos. Depois passe para uma tigela e adicione a farinha de trigo, as castanhas e o pistache. Misture tudo e finalize com o fermento mexendo delicadamente. Unte uma forma com óleo, polvilhe farinha de trigo e então despeje a massa. Em seguida, leve ao forno preaquecido por aproximadamente 45 minutos.
Merengue: Comece primeiramente batendo a água do grão de bico na batedeira em velocidade máxima. Logo, uma espuma branca irá se formar e o volume irá dobrar. Quando estiver bem branquinho adicione o vinagre e a essência de baunilha e continue batendo. Na sequência, acrescente o açúcar de confeiteiro e continue batendo até a textura ficar como a de um merengue tradicional. Mas caso a consistência fique muito líquida, coloque mais uma colher de chá de vinagre e bata mais um pouco.
Montagem: Corte o bolo na metade. Depois espalhe o merengue, coloque a outra parte do bolo, acrescente mais merengue e polvilhe as castanhas e o pistache para decorar.
Tempo de Preparo: 1 hora.
Rendimento: 8 a 10 porções.
Fonte: Divino Fogão.
2 – Bolo Vulcão de Chocolate
Ingredientes
Massa:
250ml de leite morno
3 ovos
4 colheres de sopa de margarina derretida
200 gramas de açúcar
200 gramas de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento químico em pó
200 gramas de farinha de trigo
Cobertura:
200 gramas de açúcar
3 colheres de sopa de amido de milho
5 colheres de sopa de chocolate em pó
250ml de leite
3 colheres de sopa de margarina ou manteiga
1 colher de chá de essência de baunilha
Modo de Preparo
Bolo: Em um liquidificador, primeiramente, bata bem todos os ingredientes da massa (com exceção do fermento), por aproximadamente 2 a 3 minutos. Após isso, acrescente o fermento e bata por mais 15 segundos. Coloque então em uma forma redonda, untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Asse assim por cerca de 40 minutos em forno médio.
Cobertura: Do mesmo modo, junte todos os ingredientes da cobertura e leve ao fogo até engrossar, em ponto de brigadeiro. Cubra o bolo em seguida.
Decoração: Por fim, enfeite com a calda de morango e também com os morangos cortados ao meio.
Grau de dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 1h30
Rendimento: 12 porções
Fonte: Água Doce Sabores do Brasil
3 – Bolo de Milho
Ingredientes
1 lata de milho
Leite (use a mesma quantidade da lata de milho)
Açúcar (use a mesma quantidade da lata de milho)
Milho Flocão (use a mesma quantidade da lata de milho)
Óleo de soja (use 1/2 lata de milho)
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de preparo
Antes de tudo, bata no liquidificador o milho, o leite, o açúcar, o milho flocão, o óleo e os ovos. Mas bata bem, até virar um creme! Na sequência, acrescente o fermento em pó e coloque no modo “pulsar” por três vezes, somente para misturar o fermento. Depois, despeje em uma forma untada com margarina e farinha de trigo. Coloque então para assar em forno médio, por aproximadamente 40 minutos, até ficar dourado. Por fim, espere esfriar e sirva.
Tempo de preparo: 55 minutos.
Rendimento: 20 porções.
Fonte: Divino Fogão.
Foto Destaque: Bruno Marconato
0 comentários