O multiculturalismo gastronômico é uma das características mais presentes na vida do brasileiro moderno. Não por acaso, é fácil encontrar pratos com referência a diferentes nacionalidades, sobretudo em datas comemorativas ou dias de inspiração na cozinha. Entre as comidas que aparecem com maior frequência nesse contexto, estão as de origem latina.
Apesar da diferença do idioma, a proximidade geográfica com os vizinhos da América do Sul permite uma troca mais aproximada de gostos, até porque, geralmente, as receitas incluem ingredientes possíveis de serem encontrados em supermercados no Brasil. A adesão à culinária latina é tamanha que pode haver quem se confunda ao considerar determinados preparos como tipicamente nacionais.
Diante dessa possibilidade, vale a pena saber um pouco sobre essas delícias que conquistaram o paladar tupiniquim.
Ceviche
Não é só a culinária japonesa que leva os brasileiros a comerem peixe cru. O tradicional prato peruano feito com peixe branco cru marinado em suco de limão (ou outro cítrico) se tornou o “curinga” das entradas em restaurantes e festas de gala.
Guacamole
De preparação simples, esse acompanhamento mexicano coleciona fãs por todo o Brasil. Feito a partir da mistura do abacate, tomate, cebola roxa, limão e um mix de ervas frescas (cebolinha e coentro), costuma ser saboreado junto de nachos ou como uma porção adicional de salada.
Chipa
O biscoito de queijo, mas em formato de ferradura, geralmente encontrado em feiras de bairro, possui origem paraguaia, e os primeiros registros datam do século XVII. Apesar de parecer com o pão de queijo, passa por um processo diferente de manufatura e, por consequência, tem outro sabor.
Empanadas
Ainda no contexto “feira”, é indiscutível a paixão nacional pelo pastel frito. Mas, aos poucos, as empanadas do estilo argentino também ganham espaço no coração verde e amarelo. Parte do sucesso está relacionada com a crosta formada enquanto é assada e o mix de temperos e carnes utilizado no recheio.
Parrillada
Não é difícil encontrar churrasqueiros amadores que preparam algo parecido com parrillada em casa, mesmo sem saber. Isso porque se trata de um assado de carnes de diferentes, tradicionalmente incluindo miúdos, como fígado (hígado, em espanhol), timo (molleja) e rins (riñones) de bovino, porco e frango. Diferente do churrasco, na parrillada tradicional a carne é assada mais longe da chama, recebendo apenas o calor da brasa, que assa a carne lentamente, deixando-a mais suculenta e com sabor dierenciado.
Milanesa
Popularizada pelos argentinos, a técnica de milanesa foi incorporada às casas e aos restaurantes em todo o país. Embora permita variações na preparação, desde o frango à milanesa ou a versão vegetariana, feita com fatias de berinjela, é a junção do filé, temperos, farinha, ovo e queijo ralado que contempla o seu conceito.
Além desses pratos mais comuns, existe uma densa afinidade no modo de preparo de inúmeras receitas brasileiras e latinas. A miscigenação exposta nos rostos e nas mesas comprova que a alegria e a satisfação atravessam fronteiras.
0 comentários