Com a alta do preço dos alimentos que vem ocorrendo nos últimos anos, uma das maiores dificuldades que os donos de restaurantes e lanchonetes vêm enfrentando é reduzir os custos operacionais sem impactar na qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos no estabelecimento. Diante desse desafio, apresento 4 dicas essenciais para ajudar nesse equilíbrio delicado.
Em tempos de baixa demanda, essa redução de custos pode ser necessária e possível, desde que realizada da maneira correta e de forma contínua. Veja 4 dicas para reduzir os custos de operação de um restaurante:
Negocie com os fornecedores
A negociação e o bom relacionamento com os fornecedores é uma das principais formas de diminuir os custos. Por isso, é muito importante negociar preços e conseguir prazos melhores. Uma maneira de conseguir negociar é comprando itens em maior quantidade, pois isso garante preços melhores e um tempo considerável sem a necessidade de reposição do estoque de mercadorias.
Tenha controle sobre as finanças
Controlar as finanças e saber precificar os produtos é essencial para prosperar em qualquer negócio. No caso de restaurantes, é muito importante estar atento a todos os processos de produção dos pratos, além de levar em conta todos os fatores operacionais, para conseguir oferecer um preço justo, mas que não comprometa o funcionamento do estabelecimento.
Com isso, além de manter as finanças em ordem, ainda é possível economizar, evitando empréstimos desnecessários.
Invista em tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada para qualquer modelo de negócio. Atualmente existem diversos softwares e aplicativos capazes de realizar inúmeras tarefas que podem ajudar a reduzir os custos de um restaurante. Adotando um software para a gestão do estabelecimento, é possível otimizar o trabalho da equipe, controlando com maior precisão o estoque, as compras de produtos e a parte financeira do restaurante.
Também é possível utilizar a tecnologia para a substituição de itens físicos, como o cardápio, que pode ser fornecido de maneira digital, evitando custo de impressão, além de ser uma alternativa ecologicamente sustentável.
Cuidado com os desperdícios
Evitar o desperdício de alimentos na cozinha é muito importante para qualquer restaurante, principalmente quando é necessário enxugar os gastos operacionais. Muitos itens como cascas de algumas frutas ou pedaços de legumes que seriam descartados podem ser usados para compor novas receitas.
Também é possível tomar medidas como o uso de fritadeiras elétricas, para garantir maior vida útil do óleo sem queimá-lo. Outra forma de economizar é em relação ao gás; assim como existem as distribuidoras de gás residencial, também é possível buscar as que fornecem para restaurantes, que normalmente são bem mais vantajosas que os tradicionais botijões.
0 comentários