O guia gastronômico TasteAtlas, fundado pelo jornalista croata Matija Babić, elegeu a comida típica mineira como a melhor do Brasil e uma das 30 melhores do mundo. A pesquisa teve como referência uma votação entre os visitantes do site, que analisa culinárias de diferentes culturas e lugares.
Gastronomia mineira brilha internacionalmente
No ranking de 100 melhores regiões gastronômicas do mundo, a equipe mapeia pratos, ingredientes e restaurantes, avaliando as culinárias em uma escala de 0 a 5 estrelas, onde 5 representa a melhor pontuação possível. Minas Gerais alcançou a meta de 4,26 estrelas, ocupando o 30º lugar da lista.
Domínio italiano na gastronomia
As duas primeiras posições do ranking foram ocupadas pelas regiões italianas de Campânia e Emilia-Romagna, respectivamente. Das dez melhores regiões gastronômicas elencadas na lista divulgada pelo TasteAtlas, sete pertencem à Itália. A ilha de Java, na Indonésia, ocupa a terceira posição do ranking.
Sabores baianos em destaque
Além da comida mineira, os quitutes baianos também entraram no ranking, ocupando a 43ª posição, com uma avaliação de 4,18 estrelas. Na Bahia, acarajé, bobó de camarão e quindim foram os favoritos dos mais de 17 mil viajantes que enviaram suas avaliações e contribuíram com a pesquisa realizada pelo guia.
Iguarias mineiras aclamadas
Já em Minas, o público elegeu algumas iguarias típicas como o feijão tropeiro, a vaca atolada, a jabuticaba, o queijo minas, o biscoito de polvilho e, claro, o pão de queijo. Para alguns dos produtos da gastronomia mineira, esta não foi a primeira aparição ou consagração em pesquisas do site.
Em 2022, o queijo canastra, da culinária mineira, foi eleito o melhor do mundo, superando Parmeggiano Reggiano, Mont d’Or e Serra da Estrela. Em 2023, caiu para a 6ª posição no ranking.
Sabor autêntico mineiro
A gastronomia de Minas Gerais, reconhecida nacional e internacionalmente, destaca-se por detalhes e expertise concentrados regionalmente. Pratos emblemáticos, como feijão tropeiro e pão de queijo, são peças fundamentais na cultura popular mineira, com receitas originais, apesar da ampla replicação.
Por isso, existem cursos de gastronomia, chefs de cozinha e restaurantes especializados na reprodução da típica culinária mineira e de tradições que circulam no estado há centenas de anos, fazendo parte do dia a dia de todas as famílias que o habitam.
0 comentários