Qual a pessoa que tem ou pretende iniciar uma rotina de exercícios físicos que nunca ouviu falar em creatina? Essa é uma suplementação muito comum para quem mantém uma prática regular de atividades, muito encontrada em suplementos específicos. Mas o que muita gente pode não saber é que existem alimentos ricos em creatina.
Antes de tudo, é importante explicar que ela é um tipo de molécula cristalina natural, que é formada após a junção de outros elementos: átomos de carbono como azoto, oxigênio e hidrogênio. Tudo presente nos músculos e no cérebro.
Entre os principais benefícios, a creatina é capaz de ajudar a construir tecidos, regularizar o metabolismo, além de aumentar a resistência muscular. Estudos apontam também que ela pode ajudar na prevenção de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Huntington.
Por isso, abaixo há uma lista dos alimentos que mais são ricos nessa substância. Veja só para incrementar na dieta:
Peixes em geral
Já é de conhecimento quase que de todos os benefícios de alguns peixes, principalmente se o preparo for realizado de forma adequada. O atum, por exemplo, é facilmente encontrado. A cada 500 gramas do peixe, é possível encontrar cerca de 4,5 gramas de creatina.
O salmão é outro exemplo. Além de ser rico em ômega-3, gorduras boas e proteínas, há uma quantidade considerável de creatina, sendo 4,5 gramas para cada quilo.
Frango
Como citado acima, o frango também deve ser preparado da forma ideal. Opte por cozimento, e não por fritura. Assim, a creatina e outros nutrientes serão preservados. Uma das mais fáceis é o cozimento a vapor, sem altas temperaturas.
Carne vermelha
As carnes vermelhas, como as de boi, por exemplo, são outras ótimas opções. A diferença é que a creatina dela demora um pouco mais para ser digerida pelo organismo.
Especialistas apontam que a proporção da substância encontrada nela é similar a do salmão. Ou seja, 4/4,5 gramas por quilo. Mas é indicado que ela seja mal passada.
Porco
A cada quilo de porco, há uma quantidade de cinco gramas de creatina. Porém, é preciso escolher os cortes mais magros, já que isso trará menos calorias e uma carne menos gordurosa.
Lembre-se de procurar um especialista para tirar todas as dúvidas. Em alguns casos, a creatina industrializada será adicionada. Para isso, há várias marcas, como a creatina Max Titanium.
0 comentários