Nos últimos anos, o veganismo e o vegetarianismo ganharam destaque como estilos de vida e escolhas dietéticas. Embora ambos envolvam a exclusão de carne da dieta, há diferenças cruciais a serem observadas, juntamente com dicas nutricionais importantes para uma alimentação equilibrada. Driele Cavalcanti, professora de nutrição na Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, explica a diferença entre os métodos e indica uma receita vegana saborosa para inspirar suas refeições.
“O indivíduo vegetariano pode ou não excluir todos os alimentos de origem animal, não é uma regra que eles consumam queijos/ovos, porque há o vegetariano estrito. O que difere um indivíduo vegetariano de um vegano, na verdade, é a extensão desse estilo de vida, quando transcende a alimentação e essas preocupações em consumir itens que envolvam sofrimento animal passam a ser também sobre serviços/produtos que não são alimentos”, explica. Já os veganos vão além. A docente diz que, “eliminam-se todos os produtos de origem animal de sua dieta, incluindo carne, laticínios, ovos, mel e qualquer alimento que contenha ingredientes de origem animal, como gelatina”. O veganismo é uma filosofia de vida que se estende além da alimentação, buscando minimizar o uso de produtos de origem animal em todas as áreas da vida, incluindo vestuário e cosméticos.
Para ambas as escolhas, a nutrição adequada é fundamental. Aqui estão dicas da docente para manter uma dieta saudável:
Para vegetarianos:
- Garanta uma ingestão adequada de proteínas a partir de fontes vegetais, como leguminosas, tofu, nozes e sementes.
- Varie suas fontes de cálcio, incluindo produtos lácteos, vegetais de folhas verdes, tofu e leites vegetais fortificados.
- Mantenha um equilíbrio de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina B12, que podem ser obtidos de alimentos de origem animal ou suplementos.
Para veganos:
- Planeje suas refeições para assegurar uma ingestão suficiente de proteína a partir de leguminosas, grãos inteiros, nozes e sementes.
- Considere a suplementação de vitamina B12, uma vitamina escassa em fontes vegetais.
- Obtenha cálcio de fontes como vegetais de folhas verdes, tofu enriquecido e leites vegetais fortificados.
Anote uma receita vegana deliciosa, para variar o paladar:
Receita Vegana
Curry de Grão-de-BicoIngredientes:
- 2 latas de grão-de-bico, escorridas e enxaguadas. Você também pode fazer a receita utilizando 330 gramas do grão-de-bico tradicional.
- 1 cebola grande, picada
- 3 dentes de alho, picados
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de curry em pó
- 1 colher de chá de açafrão
- 1 colher de chá de cominho em pó
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1 lata de tomates picados
- 1 lata de leite de coco
- Sal e pimenta a gosto
- Coentro fresco para decorar
Modo de preparo:
1. Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados.
2. Adicione o curry em pó, açafrão, cominho e gengibre. Mexa por alguns minutos para liberar os aromas.
3. Acrescente os tomates picados e cozinhe por mais 5 minutos.
4. Adicione o grão-de-bico escorrido, o leite de coco, o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo médio-baixo por cerca de 15-20 minutos, mexendo ocasionalmente.
5. Sirva quente, decorado com coentro fresco, acompanhado de arroz ou pão.
“Esta refeição vegana é uma explosão de sabores e uma opção nutritiva que mostra que a culinária baseada em plantas pode ser, ao mesmo tempo, saudável e deliciosa. Independentemente de ser vegano ou vegetariano, é essencial planejar a dieta de forma consciente para garantir que a alimentação atenda a todas as necessidades nutricionais”, finaliza Driele.
Sobre a Universidade Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi, integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, oferece programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, distribuídos nas áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia e Educação. Seus cinco campi estão localizados nas regiões da Avenida Paulista, Vila Olímpia, Mooca, São José dos Campos e Piracicaba.
Possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus campi, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. A Anhembi Morumbi também contribui para democratização do Ensino Superior, ao oferecer cursos digitais com diversos polos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.
Saiba mais sobre a Anhembi Morumbi em link.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é composta por cerca de 400 mil estudantes, distribuídos em 18 instituições de ensino superior, e em mais de 700 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
0 comentários