Falta quase um mês para estação mais quente do ano acabar, mas os dias seguem quentes nas principais capitais do país. Pensando nisso, o chef Gabriel Nigro, que tem mais de 60.000 seguidores no Instagram, onde apresenta receitas super criativas e fáceis de preparar, ensinou a fazer uma deliciosa salada para harmonizar com vinho.
Para acompanhar, os vinhos da região da Península de Setúbal, uma região bem “praiana” de Portugal, que lembram nosso clima por aqui e por isso combinam tão bem. Entre os rótulos escolhidos, Fernão Pó Regional Rosé e o Camolas Selection Reserva.
Para acompanhar uma taça de rosé, Salada de arroz crocante
“Uma das melhores maneiras de reaproveitar aquele arroz que você deixou na geladeira”, fala Gabriel. A Salada de Arroz Crocante é super gostosa e refrescante, perfeita para comer sozinha ou como acompanhamento nesse calor!
Ingredientes:
- 1 xícara de arroz integral cozido
- 2 col. sopa de extrato de tomate
- 1 col. sopa de açúcar mascavo
- 1 col. sopa de missô
- ½ col. sopa de azeite
- 1 alface americana
- ½ maço de salsa
- 200g de tomate-cereja
- Suco de 1 laranja
- 2 col. vinagre balsâmico
- ¼ de xícara de azeite
- 200g de ricota fresca
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Passo a passo:
- Misture o arroz com o extrato, o mascavo, o missô e a ½ col. sopa de azeite e espalhe sobre um papel manteiga furado e untado dentro do cesto de uma AirFryer. Leve para assar a 180 °C por 20 min ou até ficarem bem crocantes;
- Enquanto isso, higienize os legumes, pique a alface e a salsa grosseiramente, parta os tomates cerejas ao meio e misture numa tigela com o suco de laranja, o balsâmico, o azeite e o arroz, quando estiver esfriado, sem deixar de temperar com o sal e a pimenta;
- Sirva com pedaços da ricota por cima, regando com o molho que ficou no fundo da tigela e um pouquinho do arroz crocante.
Sugestão de vinhos para acompanhar
Camolas Selection Reserva (Rosé, 2019) – No aroma é marcado por notas cítricas e florais frescas. Paladar: A boca é marcada pela excelente frescura e acidez, onde o sabor frutado se destaca. Com alguma doçura, que lhe confere expressividade e apetência. Para ser bebido a sós ou acompanhado por pratos leves de Verão. Fim de boca persistente e estruturado.
Fernão Pó Regional Rosé 2020 – Vinho rosé leve e extremamente refrescante, 100% com uva castelão
Para mais informações sobre os vinhos e onde encontrar acesse: Link
Para mais receitas e informações sobre o chef Gabriel Nigro acesse: Link
0 comentários