» Início » Destaques Notícias » Ginecologista lista 6 plantas que ajudam na saúde reprodutiva

Ginecologista lista 6 plantas que ajudam na saúde reprodutiva

por | abr 25, 2024 | Destaques Notícias, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e Universidade Federal do Piauí, intitulado ‘Plantas Medicinais e a Saúde da Mulher’, há aproximadamente 4.000 anos, antigos mestres chineses fizeram descobertas significativas no campo das propriedades terapêuticas das plantas.

Eles identificaram que o consumo dessas plantas beneficia o corpo humano, como potencializar a energia vital, regular o sangue e os fluidos corporais, e induzir sensações úteis no tratamento de enfermidades.

Essa descoberta passou a empregar terapias naturais para o tratamento de uma variedade de problemas de saúde que perduram até hoje. Segundo os dados mais recentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em 2020, aproximadamente 61,7% da população brasileira recorreu a terapias alternativas.

No caso das mulheres, algumas ervas e plantas demonstram um impacto positivo na promoção da saúde reprodutiva e no apoio a tratamentos de reprodução humana. Elas possuem propriedades que ajudam na redução do estresse, apresentam efeitos cicatrizantes e anti-inflamatórios, entre outros benefícios.

plantas

Foto: Freepik

Pensando nisso, a ginecologista Dra. Andrea Barrueco, médica da Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana (AMCR) listou 6 plantas, comprovadas pela ciência, que ajudam mulheres em sua saúde geral e reprodutiva:

1 – Camomila

Uma das ervas medicinais mais antigas, a camomila, possui efeito calmante, que diminui a ansiedade e ajuda a reduzir o estresse. Quando uma mulher está grávida, ou tentando engravidar, é natural que a mesma se sinta insegura e ansiosa. Nestes casos, uma xícara desse chá é de grande ajuda.

2 – Calêndula

A calêndula tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes e pode ajudar nos casos de tratamentos de inflamações dos órgãos reprodutivos, colaborando na concepção. Além disso, estudos iniciais têm sugerido que a calêndula pode ter um impacto na regulação hormonal, o que influencia os ciclos menstruais e a saúde reprodutiva como um todo.

3 – Barbatimão

Planta originária do cerrado brasileiro, assim como a calêndula, possui propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Além de atuar na cicatrização dos órgãos reprodutivos na totalidade, tem sido uma aliada especial na cicatrização específica de lesões no colo do útero.

4 – Amora

As folhas da amora têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórias. Elas possuem substâncias que ‘imitam’ a ação do estrogênio no organismo, o que melhora sintomas comuns no climatério e menopausa. Também pode ajudar no equilíbrio hormonal feminino, fundamental para mulheres que desejam engravidar.

5 – Malaleuca (Tea-Tree)

A malaleuca é muito utilizada por sua ajuda antimicrobiana e anti séptica. A utilização de seu óleo pode ser eficaz contra uma variedade de microorganismos (incluindo bactérias, vírus e fungos). Este componente pode trazer resultados nos tratamentos de infecções dos órgãos reprodutivos, além de ser um aliado no tratamento de candida.

6 – Cranberry

O cranberry tem sido estudado por sua capacidade de prevenir infecções urinárias (cistite) e dos rins. Só pelo fato de diminuir o risco de infecções de urina, o cranberry já merece um lugar de destaque, além disso, é rico em antioxidantes como vitamina C e flavonoides, vitaminas que ajudam a neutralizar os radicais livres e prevenir diversas doenças.

“Cuidar da saúde mental, fazer atividade física e ter uma alimentação saudável é fundamental para manter nosso corpo em equilíbrio, principalmente quando estamos tentando engravidar. E, quanto mais natural, melhor”, diz Andrea.

“Mas antes de sair comprando tudo e usar de forma indiscriminada, converse com seu médico ou nutricionista, pois apesar de serem naturais, seu uso deve ser cuidadosamente acompanhado”, finaliza.

Sobre a Associação Mulher, Ciência e Reprodução Humana do Brasil (AMCR)

AMCR – Associação Mulher Ciência e Reprodução Humana do Brasil – é uma organização formada apenas por mulheres, pós-graduadas da área da saúde e reprodução humana, que compartilham o mesmo propósito: disseminar o conhecimento científico em ginecologia e reprodução humana, através de uma comunicação clara e acessível à todas as mulheres, além de lutar pela igualdade de oportunidade entre gêneros, reconhecimento e valorização da atuação das mulheres da ciência em saúde feminina. A Prof. Dra. Marise Samama fundou a associação em março de 2021. Atualmente, 49 mulheres estão associadas, abrangendo todas as regiões do Brasil. Para mais informações, visite o site.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *