Em dias mais frios, é comum sentir uma vontade maior de comer. O corpo humano entende que precisa se manter aquecido, por isso, é normal o aumento de apetite e a necessidade de consumir alimentos mais calóricos durante o outono e inverno. Mas é possível satisfazer a vontade de comer mais nessas estações de maneira saudável e equilibrada, mantendo o controle sobre a alimentação e promovendo o bem-estar geral.
Segundo Jacielen Larroza, nutricionista e gerente de Produção Hospitalar da Sapore, a vontade de comer comidas mais calóricas é normal, já que o corpo entende a necessidade de se manter aquecido. Mesmo assim, é possível manter uma dieta equilibrada e incluir alimentos saudáveis nela, como vegetais de raiz, leguminosas, grãos integrais, chás quentes e sopas e caldos caseiros.
“É importante manter uma dieta equilibrada para fortalecer o sistema imunológico e manter o corpo saudável. Quando preparamos e consumimos uma sopa ou um caldo caseiro, com legumes, proteínas e carboidratos, nós atendemos as necessidades do nosso corpo, porque vamos mantê-lo aquecido e, ao mesmo, tempo, saudável”, explicou a nutricionista.
Ela também explicou que não existe um alimento que podemos consumir mais no outono e no inverno, mas os que devemos evitar ou consumir em menor quantidade, como as frituras, as comidas muito salgadas e os doces.
“Podemos substituir os chocolates por frutas secas e desidratadas, e os biscoitos doces e salgados por pães com ovos ou mingau de aveia com canela. Também dá para trocar o cappuccino ou chocolate quente por uma deliciosa receita feita com café sem açúcar, mel e uma bebida vegetal de sua preferência, como leite de soja”, completou.
Jacielen separou sete dicas bem fáceis para manter uma alimentação saudável e saborosa durante os dias mais frios.
Dicas de alimentação para dias frios
Escolha alimentos nutritivos e saciável:
- Opte por sopas e caldos ricos em vegetais de raiz (batata-doce, cenoura, nabo, beterraba e inhame) e crucíferos (brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas e repolho), proteínas magras (frango, tofu e até carne vermelha magra) e grãos integrais (aveia, quinoa, cevada e arroz integral). Eles são quentes, satisfatórios e podem ajudar a controlar o apetite.
- Leguminosas: feijões, lentilhas e grão-de-bico são ricos em fibras e proteínas, ajudando a manter a saciedade por mais tempo.
- Grãos integrais: arroz integral, quinoa, aveia e outros grãos integrais fornecem energia sustentada e são mais saciáveis do que os refinados.
Incremente a ingestão de proteínas:
- Proteínas magras: peito de frango, peixes, ovos, leguminosas e laticínios com baixo teor de gordura ajudam a prolongar a sensação de saciedade.
Aumente o consumo de fibras:
- Frutas e vegetais: maçãs, peras, cenouras, brócolis e espinafre, por exemplo, ajudam a regular o apetite.
- Sementes e nozes: chia, linhaça, nozes e amêndoas são ricas em fibras e gorduras saudáveis.
Beba líquidos quentes e hidratantes:
- Chás de ervas: chás sem cafeína, como camomila, hortelã e rooibos (planta africana conhecida também como chá vermelho), ajudam a aquecer e a controlar a fome entre as refeições.
- Água: mesmo no inverno, precisamos beber água para manter o corpo hidratado.
Faça refeições menores e frequentes:
- Comer pequenos lanches saudáveis entre as refeições principais pode ajudar a controlar a fome e evitar excessos. Escolha opções como frutas, iogurte natural, vegetais crus com homus (pasta a base de grão-de-bico) ou uma pequena porção de nozes.
Mantenha-se ativo:
- A atividade física regular pode ajudar a controlar o apetite e melhorar o humor. Mesmo durante o inverno, tente incluir caminhadas, exercícios em casa ou outras atividades físicas na sua rotina.
Controle os desejos por alimentos confortáveis:
- Sim, é difícil evitar as massas e sobremesas. Porém, é possível optar por versões mais saudáveis como macarrão de trigo integral com molho de tomate ou sobremesas à base de frutas e iogurte. Mas, permita-se um pequeno prazer ocasional, mas com moderação. Isso pode ajudar a evitar sentimentos de privação e compulsão alimentar.
Ao seguir essas dicas, você pode garantir que sua alimentação durante os meses mais frios seja nutritiva, equilibrada e reconfortante.
0 comentários