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Como tornar um restaurante mais atrativo? Veja 3 dicas práticas

por | jun 25, 2024 | Áreas, Destaques Áreas, Empreendedorismo

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A culinária é a arte de cozinhar, explorar e estudar alimentos e combinações, transformando em um prato original, sobretudo valorizando a satisfação do cliente. No país, o setor deve ter um crescimento de 3% em 2024, conforme projetado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. São vários os detalhes que determinam se um restaurante será atrativo, pois, além de boa comida, todo o fluxo precisa funcionar em harmonia. Em 2023, havia 1,6 milhão de estabelecimentos ativos no setor de foodservice, com lanchonetes e bares liderando o número de atividades em todo o território nacional. 

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(crédito: mediaphotos/ divulgação istock)

Nesse cenário competitivo, destacar-se no mercado para cativar clientes é fundamental para um restaurante. Uma atmosfera interessante e um fluxo de trabalho bem organizado podem impactar no desempenho do estabelecimento. Confira 3 dicas para melhorar a experiência do cliente. 

Invista em um ambiente temático

Um ambiente autêntico é a chave para o restaurante ser lembrado, e criar memórias inesquecíveis faz com que os clientes sintam-se especiais e queiram voltar sempre. A escolha do conceito deve estar equilibrada com atendimento, decoração e cardápio. O mais importante é que o conceito escolhido deve ser algo com que o público-alvo se identifique, como séries, filmes, universos, passatempos ou tendências. 

Se for um restaurante de comida caseira, por exemplo, vale apostar em uma decoração mais aconchegante e em pratos típicos de um país ou região específica e combiná-los com temperos diferentes, como o realçador de sabor. Algumas pessoas acreditam que o glutamato monossódico faz mal, no entanto, o realçador de sabor auxilia na redução de sódio das preparações e deixa o alimento mais gostoso. 

Comunicação visual coerente 

Além de trabalhar a comunicação visual orientado pelo conceito e pelas cores do estabelecimento, é importante customizar outros elementos, assim se mantém o padrão já presente nas mídias sociais do restaurante. 

Recomenda-se, portanto, personalizar acessórios como porta-guardanapos, jogos americanos e uniformes com a identidade visual. Além disso, vale aplicar as cores e o design da empresa em painéis e banners com os pratos oferecidos e um quadro negro para destacar o prato do dia ou as promoções. Afinal, apostar em uma comunicação visual coerente resulta em boa apresentação e, consequentemente, fortalece a confiança dos clientes.

Equipe de atendimento qualificada 

Recepcionistas e garçons são os colaboradores da equipe que falam diretamente com o cliente, participando das principais ações das pessoas que frequentam o restaurante. Por essa razão, é importante disponibilizar cursos de capacitação e garantir uma equipe de atendimento posturada que saiba lidar com os desafios do dia a dia.

Desenvolver competências e habilidades na equipe de atendimento significa profissionais mais motivados que podem construir uma base sólida e atender com excelência, encantando e fidelizando clientes.

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