» Início » Áreas » Erro ao Guardar Ovos na Geladeira: Aprenda a Armazená-los

Erro ao Guardar Ovos na Geladeira: Aprenda a Armazená-los

por | jul 19, 2024 | Áreas, Compra e Estocagem

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quando compramos uma caixa com ovos, a primeira coisa que fazemos é colocá-los na geladeira. No entanto, você sabia que a maneira como guardar ovos no refrigerador pode comprometer a sua qualidade? Não estamos falando apenas de não os deixar na prateleira da porta, mas de como eles são posicionados.

Guardar Ovos

A Importância da Posição dos Ovos na Geladeira

Poucas pessoas sabem, mas o ideal é que os ovos fiquem sempre com a parte pontiaguda para baixo. Caso contrário, há grande risco do ingrediente estragar à medida que o tempo passa. Inclusive, se você reparar bem, é assim que eles costumam ser embalados nas caixas.

Guardar Ovos com a Parte Pontiaguda para Baixo Reduz o Risco de Contaminação

A razão para esse cuidado é que na extremidade arredondada do ovo existe uma câmara de ar responsável por deixar a gema no centro. O problema é que essa parte cheia de ar é muito perecível e, com o passar do tempo, pode levar ao crescimento de bactérias. Inclusive, uma das funções da clara é justamente separar a câmara de ar da gema. Por ser alcalina, a clara dificulta o desenvolvimento de qualquer microrganismo nocivo no interior do alimento.

Como a Posição Correta Evita a Contaminação

Ao colocar os ovos com a parte pontiaguda voltada para baixo, garantimos que a gema cairá por gravidade e não entrará em contato com possíveis bactérias localizadas na câmara de ar. Aliás, quanto mais velho o ovo for, maior será o saco de ar no interior do ovo. Portanto, se o alimento for armazenado com a extremidade pontiaguda para cima, a gema – que é uma estrutura mais pesada – vai caindo lentamente em direção a essa câmara, correndo o risco de contaminação.

Armazenar ovos corretamente é fundamental para garantir a sua qualidade e segurança. Lembre-se de sempre os posicionar com a parte pontiaguda para baixo na geladeira. Esse simples cuidado pode fazer toda a diferença na conservação e no consumo seguro desse alimento tão versátil e nutritivo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *