A Semana Sabor de São Paulo acontece entre 22 e 28 de setembro, integrando o maior programa de valorização da gastronomia paulista, que a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) promove em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP.
A iniciativa explora, durante este período, o turismo e a gastronomia da Rota Gastronômica formada pelas regiões turísticas Circuito das Frutas, Circuito das Águas Paulista, Bem Viver e Roteiro dos Bandeirantes. A ação começa apresentando para jornalistas, influenciadores e agentes de turismo pontos de interesse entre sítio, fazenda, empório, alambique, cervejaria, queijaria e restaurantes. Na sexta-feira (27), profissionais da gastronomia e do turismo participam de um workshop de capacitação no Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, ligado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, parceira do Programa Sabor de São Paulo.
Neste evento, são abordados temas como segurança alimentar, turismo de experiência, turismo rural, entre outros. Uma aula-show da madrinha desta Rota, a chef Carole Crema, encerra a tarde. Para fechar a semana, no sábado (28), como na temporada passada, o Festival Gastronômico Sabor de São Paulo tem entrada gratuita e recebe o público em geral com muita comida e bebida.
Produtores locais e premiados
Entre os produtores presentes no evento está a Fazenda Atalaia, da cidade de Amparo, que há cerca de 160 anos produz e comercializa mais de 70 itens, entre queijos e derivados do leite, sendo seu maior destaque o Queijo Tulha, que conquistou medalha de ouro em 2016 no internacional World Cheese Awards.
Quem também leva para o evento queijos premiados – seis tipos diferentes – é a queijaria Pé do Morro, de Cabreúva.
A Capril Capriolês, de Jundiaí, apresenta laticínios feitos com leite de cabra.
Já o Cabanha Campestre 53, de Campinas, comercializa doces e queijos elaborados com leite de ovelhas.
Do município de Americana, marca presença a Kalango Cervejaria Artesanal.
De Porto Feliz, o Alambique Porto Brasil leva cachaças artesanais.
O Empório e Restaurante Quintal das Alcachofras, de São Roque, apresenta uma variedade de produtos preparados com a flor que eles mesmos cultivam na propriedade.
Enquanto o Rancho Pompeia, de Socorro, leva queijos, pães caseiros, doces e bolachas artesanais.
Na ala dos restaurantes, o visitante encontra o Recanto San Marino, do município de Elias Fausto, que apresenta coxinha de jaca.
Sobre o programa Sabor de São Paulo
O Sabor de São Paulo, programa do Governo do Estado de São Paulo, em parceria com Mundo Mesa e Senac-SP, apresenta 10 Rotas Gastronômicas no interior do estado, incluindo três novas rotas. De julho de 2023 a março de 2024, cerca de 150 atrativos gastronômicos em 29 regiões turísticas foram visitados. O evento promove o trabalho de produtores locais e oferece ao público a chance de conhecer cadeias de produção. Mais de 5,3 mil pessoas participaram dos festivais. O programa tem apoio de Sebrae, Faesp, Senar, prefeituras e outras instituições.
Festival Gastronômico Sabor de São Paulo
Endereço: Instituto Agronômico (IAC) de Campinas – Av. Barão de Itapura, 1481, Botafogo, Campinas.
Tel.: (19) 2137-0600
Horário: 11h às 17h
Entrada gratuita
0 comentários