» Início » Destaques » Fadiga excessiva: conheça 4 alimentos para incluir na dieta e melhorar a disposição

Fadiga excessiva: conheça 4 alimentos para incluir na dieta e melhorar a disposição

por | set 27, 2024 | Áreas, Destaques, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O nosso cotidiano se tornou muito ativo, estamos sempre correndo atrás de estudos, trabalho, atividades físicas, passar mais tempo com a família e os amigos, cuidar da saúde, do cabelo, da pele, do carro, da escola dos filhos, dos pets, boletos a pagar, etc. Essa atividade intensa no nosso dia a dia pode causar, para alguns, uma condição chamada de fadiga excessiva, e essa condição acontece quando exigimos mais energia do que conseguimos produzir. 

Fadiga

Crédito: Goran13/iStock

A drenagem de energia sem a reposição adequada começa a prejudicar outros aspectos da nossa vida, o sono é afetado, a pele pode apresentar reações alérgicas, pode ocasionar queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, diminuição de rendimento no trabalho ou nos estudos, aumento do mau humor e, em casos mais extremos, burnout.

Para evitar os sintomas da fadiga excessiva, é preciso fazer uma análise sobre os diversos aspectos do cotidiano que estão drenando a sua energia e tentar mitigar suas influências. Outra maneira muito eficaz de combater a fadiga está na alimentação balanceada para prover energia e nutrientes suficientes para o dia. Confira alguns alimentos indicados para fadiga.

Banana

A banana é uma fruta muito especial para dietas focadas em ganhos de massa muscular, devido ao fato de possuir carboidratos, que promovem energia praticamente instantânea ao corpo, potássio, que reduz a fadiga muscular e a frequência de câimbras, e vitamina B6, que aumenta a eficiência do sistema nervoso e do sistema hepático, além de auxiliar na manutenção ocular.

No entanto, você não precisa ser um atleta de alto rendimento para se beneficiar das características da banana. Ao incluir uma banana no café da manhã e outra no lanche da tarde, você já obtém uma quantidade de energia e nutrientes que ajudam a combater a fadiga. Além disso, a banana promove saciedade, o que evita o desejo por doces e alimentos processados.

Aveia

Outro aliado no combate à fadiga é a aveia. Esse cereal é rico em carboidratos, porém pobre em índice glicêmico, ou seja, ela produz uma boa quantidade de energia sem aumentar muito o índice de açúcar no sangue. Além disso, a aveia promove bastante saciedade e fibras que ajudam no trato intestinal.

A aveia é muito versátil e pode ser consumida de manhã com leite como um cereal matinal, ou em uma salada durante o almoço, ou mesmo com iogurte e frutas em um lanche durante a tarde.

Ovos

Um dos alimentos mais fundamentais e básicos da alimentação, e muitas vezes negligenciados, os ovos são ricos em proteínas que ajudam na síntese muscular, vitaminas do complexo A e B, vitamina D, ferro, zinco e colina – esses nutrientes são responsáveis pela recuperação da fadiga muscular e mental. 

Batata-doce

Muito conhecida pelos fisiculturistas, além disso, a batata-doce é um alimento repleto de benefícios. Primeiramente, a batata-doce é rica em carboidratos, que promovem energia, além de betacarotenos (complexos de vitaminas A e C), que reforçam o sistema imunológico e promovem saúde à pele. Além do mais, ela também contém fibras solúveis e insolúveis, que combatem a prisão de ventre e promovem saciedade.

Assim como outros alimentos listados acima, é muito versátil e existem dezenas de receitas de batata-doce diferentes, como batata-doce assada, coxinha com massa de batata-doce, purês, pães e chips, para variar o cardápio do dia a dia.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *