Hoje, as experiências são cada vez mais valorizadas. Oferecer algo imersivo e sensorial pode tornar sua marca inesquecível. Esse fenômeno é, provavelmente, um reflexo pós-pandemia. Muitas pessoas passaram a buscar mais experiências incríveis e memoráveis. Atualmente, o mercado oferece pouco espaço para marcas que entregam algo mediano ou inferior.
Por isso, é necessário pensar “fora da caixinha” e pensar em conceitos inovadores. Um exemplo disso é unir gastronomia e cinema – é o que Lucas Rangel, influenciador digital, experimentou em uma visita a um restaurante de Las Vegas.
Cinema e gastronomia em uma só experiência
No local, os organizadores se inspiraram no clássico da Disney “Ratatouille”, de 2007, para criar o cardápio. A experiência gastronômica permite que os clientes experimentem as mesmas comidas que aparecem no filme, exibido durante o evento.
A proposta imersiva faz com que os espectadores se sintam 100% no universo do filme. O influenciador provou várias iguarias pensadas nas cenas do filme, como a “comida do lixo”, além de um churrasco de cogumelo, sopa, especial do chefe e ratatouille.
Uma grande repercussão se criou em torno do relato de Lucas Rangel. Afinal, várias pessoas demonstraram curiosidade em viver uma experiência parecida na gastronomia. Isso, por sua vez, mostra claramente a potência com que novas propostas podem transformar a maneira como experienciamos produtos e serviços.
Gastronomia e cinema no Brasil
E não é só esse restaurante em Las Vegas que tem a proposta de unir gastronomia e cinema. Por outro lado, o chef Thiago Piazza, do Marinna Gastronomia, em São Paulo, já preparou um jantar especial e bem harmonizado, batizado de Cozinha de Cinema.
Nessa proposta, o chef apresenta pratos divididos em cinco atos do menu, incluindo entradas, pratos principais e sobremesas. Além disso, os clientes podem apreciar vinhos especiais cuidadosamente selecionados.
A primeira etapa inspira-se no filme “La La Land”, seguida por “A Culpa É Das Estrelas”, “O Poderoso Chefão”, “O Auto da Compadecida” e “Bastardos Inglórios”.
Também em São Paulo ocorreu o SP Food Film Fest – Festival de Cinema e Gastronomia, que exibiu mais de 30 filmes de 14 países ligados à comida e sistemas agroalimentares, que envolve uma série de processos e pessoas, como agroecologia, distribuidora de gás e outros.
Além da exibição de filmes, o festival também teve uma exibição fotográfica com retratos surrealistas de chefs, oficinas para o público jovem e um ciclo de debates.
0 comentários