Ao planejar a organização dos móveis e a distribuição de um cômodo, muitas pessoas acabam colocando a estética em primeiro lugar, tendo o resto como fator secundário. Contudo, nas chamadas “áreas de serviço”, a praticidade e ergonomia precisam ser priorizadas, já que são espaços dedicados a atividades diversas. A cozinha é um dos ambientes que precisam dessa atenção especial.
Quando falamos em ergonomia, nos referimos a uma sintonia do ser humano com qualquer tipo de atividade, visando sempre máximo conforto e praticidade. A cozinha é um espaço dedicado para o preparo de alimentos, uma tarefa que, no geral, envolve várias etapas com um certo grau de complexidade. Por isso, contar com um espaço planejado para ser prático faz toda a diferença.
A seguir, confira algumas dicas de como fazer da sua cozinha um espaço mais ergonômico e funcional:
Disposição dos elementos
Uma cozinha possui três elementos principais: a pia, o fogão e a geladeira. Na hora de cozinhar, cada um deles desempenhará um papel importante para se alcançar o resultado. Ao planejar uma disposição ergonômica desse conjunto, deve ser priorizada uma organização que reduza ao máximo a quantidade de movimentos para se alcançar um e outro.
Independentemente do tamanho do cômodo, isso é perfeitamente possível. O ideal é posicionar a pia entre o fogão e a geladeira, colocando-a como um ponto de interseção entre ambos os eletrodomésticos. Dessa forma, é possível retirar os alimentos da geladeira, lavá-los na pia e já os preparar no fogão, tudo de forma sequencial e dinâmica.
Altura da bancada
Outro ponto importante é ajustar a altura da bancada, onde ficam a pia e o cooktop (ou o fogão, se houver). O ideal é adaptar esse espaço à altura do morador da casa, garantindo que ele fique alinhado com os cotovelos quando os braços estiverem dobrados, pouco acima da cintura.
Quando a bancada fica mais baixa ou mais alta do que isso, torna-se muito desconfortável usar tudo que estiver sobre ela. Quem possui uma ilha na cozinha também precisa se atentar a esse detalhe, visando deixá-la no mesmo nível da bancada.
Em alguns casos, pode ser necessário realizar reformas para ajustar qualquer desnível nesses elementos. A boa notícia é que nem sempre será um processo complexo, mesmo quando for preciso reposicionar a pia. Quando a movimentação é pequena, o uso de um sifão flexível já é o suficiente para evitar intervenções muito radicais na parte hidráulica.
0 comentários