A LATAM acaba de apresentar o seu novo menu para voos internacionais com mais de 7 horas que decolam do Brasil. Assinado pela chef brasileira Nara Amaral em colaboração com a chilena Lorna Muñoz, o novo cardápio dá sequência à nova fase do Sabor à Brasileira, programa da LATAM que empodera e dá visibilidade ao talento de chefs brasileiras. Desde agosto de 2024, a iniciativa passou a contar com menus desenvolvidos sempre por uma chef brasileira em colaboração com outras sul-americanas, tendo o primeiro menu cocriado pelas chefs Débora Shornik (Brasil) e Andréa Suárez (Peru).
União gastronômica Brasil-Chile na LATAM
Segundo Paulo Miranda, vice-presidente de Clientes do Grupo LATAM, o novo cardápio carrega um grande significado porque reúne elementos dos dois maiores países com operações da companhia e que, inclusive, deram origem à marca LATAM. “Brasil e Chile são fundamentais para nossa consolidação como o maior grupo aéreo da América Latina. Estamos muito felizes em contar com o talento das chefs Nara e Lorna para representar a riqueza gastronômica dos dois países e contribuir com a nossa missão de elevar a experiência de cada passageiro”, explica o executivo.
Valorização da cultura local
O Sabor à Brasileira é um programa da LATAM para fortalecer seu caráter diverso, inclusivo e multicultural, dando protagonismo aos produtos locais da América Latina. No caso do Brasil, reforça a brasilidade da LATAM e está vinculado diretamente ao Sem Fronteiras, a assinatura de marca da companhia aérea que fortalece o seu compromisso com o País.
Sabores regionais do Brasil
A série apresenta um novo prato signature periodicamente, sempre assinado por uma chef de uma região do Brasil. Todas as regiões do Brasil já foram representadas: Nordeste (Baião de Dois ao Mar, da chef Nara Amaral), Sudeste (Galinhada das Deusas, da chef Manuelle Ferraz e Vaca Atolada de Primeira, da chef Júlia Tricate), Norte (Amazônia Encantada, da chef Débora Shornik), Centro-Oeste (Pintado Pantaneiro, da chef Ariani Malouf) e Sul (Porco Catarina, da chef Janete Borges).
Peixes e frutos-do-mar são protagonistas do novo menu da LATAM
As chefs Nara Amaral e Lorna Muñoz unem paixão pela gastronomia e culturas do Brasil e Chile. Elas transformam peixes e frutos-do-mar frescos em pratos únicos. Confira abaixo:
ENTRADA: Quinoa, frutos-do-mar e palmito.
PRATO PRINCIPAL: “Festa de Maré” – Peixe do dia, moqueca de castanha de caju, farofa e arroz de coco.
SOBREMESA: “Sobremesa do Bruxo de Chiloé” – Mazamorra, purê caramelizado de maçã, com creme de baunilha e merengue.
Nara Amaral e Lorna Muñoz: talentos sul-americanos
Escolhida pela LATAM para representar o Nordeste, Nara Amaral é de Ipiaú–BA e vive a gastronomia desde os 12 anos. Seus pratos combinam regionalismo e contemporaneidade. Com esforço próprio, Nara se tornou chef e, em 2013, abriu o Boteco Di Janela, no Pelourinho, Salvador–BA. O local evoluiu para o Di Janela Gastronomia Restô e Bar. Em 2022, ela inovou ao lançar o Provisório Bar, no estilo carioca, com comida e chope gelado.
Lorna Muñoz é a proprietária e chef do “Travesía”. Há 9 anos, o restaurante destaca as particularidades do arquipélago de Chiloé, no sul do Chile, com uma culinária intimista e influências indígenas.
0 comentários